Pular para o conteúdo principal

AJUDA HUMANITÁRIA



Hoje estava vendo um programa de TV que abordava a questão dos milhares de venezuelanos que entram no Brasil todos os dias em busca de emprego, saúde e oportunidades.
Uma jovem falava do drama das famílias que saem do seu pais onde fazem uma refeição por dia e fogem de um país estraçalhado por um sistema que está levando o país ao caos.
Ela própria fugiu de seu país desde 2016 e hoje pinta quadros para seu sustento mas sonha em voltar a estudar engenharia só que no Brasil onde firmou residência.
No final, imagens desse povo sofrido jogado nas praças dos Estados vizinhos onde se amontoam ou se enfileiram para receber um prato de comida servido por voluntários brasileiros num mutirão do bem que já é nosso velho conhecido em casos como esses.

Nada contra os venezuelanos ou os sonhos da artista que sonha ser engenheira em nosso  país.
Entretanto, temos que pensar em soluções mais permanentes e não apenas emergenciais. O problema migratório não se resolve com a proibição da entrada desses imigrantes ou construção de barreiras físicas, como muros ou coisa parecida mas com ações que visem de fato resolver o problema dos países que enfrentam  crises institucionais e guerras. A solução definitiva não passa apenas por destinar recursos para estes Estados ou dividir com outros o mesmo problema, tampouco em vacinar os imigrantes que acabam por trazer na mochila além da suas dores doenças  há tempos erradicadas de nosso pais. A solução passa por chamar os países vizinhos e irmãos a pensarmos juntos numa saída, a trazer para a mesa, além do prato de comida  feito por voluntários, organismos internacionais que pensem como podem ajudar,  além alertar aos governantes da Venezuela das consequências nefastas que o seu desgoverno está causando a todos os envolvidos.

Como diz minha mãe, não se cobre um santo descobrindo outro.
Que sejamos solidários com os haitianos, venezuelanos e outros imigrantes sofridos que buscam em nosso país uma oportunidade de recomeçar. Entretanto, que esta ajuda esteja atenta ao agravamento que isso pode ocasionar à nossa estrutura de saúde, segurança e trabalho já que se mal  estamos atendendo os cidadãos brasileiros, como dar aos que não nasceram aqui as mesmas prerrogativas e oportunidades ?

Por: Walesca Borges

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTAS FISCAIS DA NET PUB TEM CARIMBOS DIFERENTES EM OUTROS GABINETES

Filipe Nogueira Coimbra, ex-servidor do gabinete da deputada Sandra Faraj e proprietário da NetPub, nega que tenha atestado o recebimento na última nota fiscal, que emitiu durante contrato de prestação de serviços com a parlamentar. Segundo ele, o carimbo não confere com o modelo utilizado pela empresa, nem mesmo a assinatura. Mas documentos similares, aos quais o blog teve acesso, mostram que a prática é comum entre seus clientes. Um deles foi emitido em janeiro deste ano, a um deputado federal de São Paulo, observem que a assinatura é bem diferente daquelas que Filipe aponta como original e,  carimbo utilizado apenas o ateste de PAGO. Filipe precisa esclarecer também porque trabalhou por quase dois anos no gabinete da parlamentar e só agora, após a exoneração, tirou da gaveta a suposta cobrança dos valores. A ligação de Filipe e o ex-chefe de gabinete, Manoel Carneiro, também deve ser desvendada, ainda mais agora depois que o Correio Braziliense revelou vídeo que flagrou

ECONOMIA E A LEI DA ESCASSEZ

Introdução Em Economia tudo se resume a uma restrição quase que física - a lei da escassez, isto é, produzir o máximo de bens e serviços a partir dos recursos escassos disponíveis a cada sociedade. Se uma quantidade infinita de cada bem pudesse ser produzida, se os desejos humanos pudessem ser completamente satisfeitos, não importaria que uma quantidade excessiva de certo bem fosse de fato produzida. Nem importaria que os recursos disponíveis: trabalho, terra e capital (este deve ser entendido como máquinas, edifícios, matérias-primas etc.) fossem combinados irracionalmente para produção de bens. Não havendo o problema da escassez, não faz sentido se falar em desperdício ou em uso irracional dos recursos e na realidade só existiriam os "bens livres". Bastaria fazer um pedido e, pronto, um carro apareceria de graça. Na realidade, ocorre que a escassez dos recursos disponíveis acaba por gerar a escassez dos bens - chamados "bens econômicos". Por exemplo: as 

Monopólio Artificial e Monopólio Natural, você sabe qual a diferença?

Hamilton Silva é jornalista e economista O monopólio natural  Um monopólio pode ser natural ou artificial.  No primeiro caso, o monopólio é consequência de que é o monopolista que melhor oferta o valor – um bem ou serviço – naquele contexto. O monopólio natural não conta com nenhuma barreira protetora ou privilégio; é simplesmente a melhor das possibilidades disponíveis no momento. Isto é, dadas às circunstâncias, qualquer um pode tentar competir diretamente com o monopolista, mas enquanto não ocorre isso é ele quem melhor satisfaz as necessidades dos consumidores, dadas as alternativas.  Se certo cirurgião é o único cirurgião no mundo que realiza o transplante de um determinado órgão vital, ele detém o monopólio desta habilidade. Do mesmo modo, outros valores cuja oferta é naturalmente restrita são monopólios naturais.  Se um monopólio natural traz ao monopolista benefícios especialmente grandes, estes benefícios chamarão a atenção da sociedade, que canaliza