3º Post - A Escola de Lausanne (ou Escola Matemática) e a teoria do equilíbrio geral

Fundada por Léon Walras (1834-19 10), professor francês que lecionou Economia na Faculdade de Direito de Lausanne, de 1870 a 1892, quando foi sucedido por Vilfredo Pareto (1848-1923). 


A análise do equilíbrio geral é uma abordagem alternativa à usada por Marshall para o problema de determinação do preço. Cournot já havia percebido a necessidade de considerar todo o sistema econômico para uma solução completa dos problemas relativos a certas partes desse sistema. Foi, entretanto, Walras quem construiu um sistema matemático para demonstrar o equilíbrio geral, enfatizando a interdependência de todos os preços dentro do sistema econômico, bem como da micro e da macroeconomia. Mostrou que as atividades das unidades de produção (famílias, firmas, empresas) não podem ser compreendidas isoladas umas das outras ou separadas da economia como um todo. Procurou separar a Economia Pura da Economia Aplicada: o status da economia como ciência pura não deveria ser comprometido com interesses de aproximar a obra dos teóricos dos problemas dos negócios públicos. 

Enquanto os autores da Escola de Lausanne buscaram o equilíbrio geral, Marshall e seus discípulos focalizaram a determinação do preço de um bem ou fator considerado individualmente. Até a próxima.

Postar um comentário
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial