Pular para o conteúdo principal

EXCELÊNCIA NO SERVIÇO PÚBLICO





PARA REFRESCAR A MEMÓRIA


Sua necessidade se relaciona com a natureza
gerencial da administracao com uma gestão voltada para resultados;
  • A busca pela qualidade na prestação do serviço ao publico tornou-se um imperativo;
  • Foco sempre no cidadão (como finalidade e justificativa);
  • Objetivo: atendimento de excelência, que coloque os servicos, rotinas, normas e condutas a seu serviço, de forma transparente, participativa e indutora do controle social.

Legislação de Interesse:

 Decreto nº 3.507/2000 (padrões de qualidade do
atendimento prestado aos cidadãos);
 Decreto nº 5.378/2005 (GESPÚBLICA e seu Comitê
Gestor);
 Revoga: o Programa Nacional de Desburocratização, o
Comitê Interministerial de Desburocratização e os
Comitês Executivos Setoriais de Desburocratização

Os padrões são:
  •  observados na prestação de serviços aos cidadãos usuários;
  •  avaliados e revistos periodicamente;
  •  mensuráveis;
  • de fácil compreensao; e
  • divulgados ao publico.
Padrões de Qualidade
no Serviço Publico

O que possui padrão de qualidade?
  • Tratamento aos usuários: atenção, respeito e cortesia;
  • Prioridades no atendimento;
  • Tempo de espera para o atendimento;
Prazos para o cumprimento dos serviços;
  • Mecanismos de comunicação com os usuários;
  •  Atendimento de reclamações;
  •  Identificação dos servidores;
  •  Sistema de sinalização visual; e
  •  Condições das dependências

Programas de Excelência no Serviço Público

 Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade
(PBQP);
 Programa da Qualidade e Participação na
Administração Pública (PQPAP);
Programa da Qualidade  no Serviço Público
(PQSP);
 GesPública: Sistema Nacional de Avaliação da
Satisfação do Usuário dos Serviços Públicos
Instrumento Padrão de Pesquisa de Satisfação
(IPPS).


GesPública

Objetivos
 eliminar o déficit institucional; promover a governança: aumentando a capacidade de formulação, implementação e avaliação das políticas públicas; promover a eficiência: por meio de melhor aproveitamento dos recursos, relativamente aos resultados da ação pública; assegurar a eficácia e efetividade da ação governamental: promovendo a adequação entre meios, ações, impactos e resultados; e promover a gestão democrática, participativa, transparente e ética.

Comentários

Rosane Aguiar disse…
Isso é que devia ir pra mídia!pra ser divulgado e comentado e não tanta besteiras e baboseiras como bbb e os acontecimentos dele e o tal de blá, blá de Luiza!!!
Hamilton Silva disse…
Construir uma sociedade mais justa, mais igualitária e mais humana poderia estar no centro dos interesses de nossos gestores públicos. Contudo vários são os focos que os lideres enxergam. Uma sociedade humana e baseada em princípios construtivos e humanitários e cheio Daquele amor ainda é secundário na visão de muitos.
Anônimo disse…
Amei a matéria o Brasil precisa de pessoas voltadas para as politicas públicas de verdade. A sociedade tem que acordar mais e reivindicar seus direitos, quantos impostos pagamos quais os beneficios que os cidadãos tem.

Postagens mais visitadas deste blog

NOTAS FISCAIS DA NET PUB TEM CARIMBOS DIFERENTES EM OUTROS GABINETES

Filipe Nogueira Coimbra, ex-servidor do gabinete da deputada Sandra Faraj e proprietário da NetPub, nega que tenha atestado o recebimento na última nota fiscal, que emitiu durante contrato de prestação de serviços com a parlamentar. Segundo ele, o carimbo não confere com o modelo utilizado pela empresa, nem mesmo a assinatura. Mas documentos similares, aos quais o blog teve acesso, mostram que a prática é comum entre seus clientes. Um deles foi emitido em janeiro deste ano, a um deputado federal de São Paulo, observem que a assinatura é bem diferente daquelas que Filipe aponta como original e,  carimbo utilizado apenas o ateste de PAGO. Filipe precisa esclarecer também porque trabalhou por quase dois anos no gabinete da parlamentar e só agora, após a exoneração, tirou da gaveta a suposta cobrança dos valores. A ligação de Filipe e o ex-chefe de gabinete, Manoel Carneiro, também deve ser desvendada, ainda mais agora depois que o Correio Braziliense revelou vídeo que flagrou

ECONOMIA E A LEI DA ESCASSEZ

Introdução Em Economia tudo se resume a uma restrição quase que física - a lei da escassez, isto é, produzir o máximo de bens e serviços a partir dos recursos escassos disponíveis a cada sociedade. Se uma quantidade infinita de cada bem pudesse ser produzida, se os desejos humanos pudessem ser completamente satisfeitos, não importaria que uma quantidade excessiva de certo bem fosse de fato produzida. Nem importaria que os recursos disponíveis: trabalho, terra e capital (este deve ser entendido como máquinas, edifícios, matérias-primas etc.) fossem combinados irracionalmente para produção de bens. Não havendo o problema da escassez, não faz sentido se falar em desperdício ou em uso irracional dos recursos e na realidade só existiriam os "bens livres". Bastaria fazer um pedido e, pronto, um carro apareceria de graça. Na realidade, ocorre que a escassez dos recursos disponíveis acaba por gerar a escassez dos bens - chamados "bens econômicos". Por exemplo: as 

Monopólio Artificial e Monopólio Natural, você sabe qual a diferença?

Hamilton Silva é jornalista e economista O monopólio natural  Um monopólio pode ser natural ou artificial.  No primeiro caso, o monopólio é consequência de que é o monopolista que melhor oferta o valor – um bem ou serviço – naquele contexto. O monopólio natural não conta com nenhuma barreira protetora ou privilégio; é simplesmente a melhor das possibilidades disponíveis no momento. Isto é, dadas às circunstâncias, qualquer um pode tentar competir diretamente com o monopolista, mas enquanto não ocorre isso é ele quem melhor satisfaz as necessidades dos consumidores, dadas as alternativas.  Se certo cirurgião é o único cirurgião no mundo que realiza o transplante de um determinado órgão vital, ele detém o monopólio desta habilidade. Do mesmo modo, outros valores cuja oferta é naturalmente restrita são monopólios naturais.  Se um monopólio natural traz ao monopolista benefícios especialmente grandes, estes benefícios chamarão a atenção da sociedade, que canaliza