Pular para o conteúdo principal

Coluna: Noticias do Planalto Central

Recesso

Depois de duas semanas de folga a coluna Notícias do Planalto Central volta no mesmo ritmo da Câmara Legislativa: com muita leitura e atento aos movimentos dos deputados. Assim como muitos deles sedento por informações, já que estão com a boca fechada e não abrem por nada. Nesta fase de negociações os segredos devem ser preservados. 

Busca por um partido

Nesta toada de observações muitos distritais estão desesperados por um "lugar ao sol". Explico: Muitos dos que hoje são deputados não o serão no próximo verão. Mas não é só por causa das novas regras, a tal clausula de barreira e sim porque muitos dos excelentíssimos deixaram a desejar e são muitos ruins mesmo. 

Mulheres

Este colunista discorreu a relevância das mulheres nas próximas eleições e destaquei aquelas que irão concorrer à uma vaga de deputada federal. Leia lá
O jogo muda completamente quando falamos das mulheres na Câmara Legislativa do DF. As distritais que hoje ocupam duas cadeiras poderão ficar ainda mais longe da relevância e pior, sem mandato: A primeira do PT já anunciou sua aposentadoria e a segunda do Novo 'corre' para não perder a cadeira. 

Mulheres 2

A deputada federal Bia Kicis, hoje no PSL,  poderá misturar as peças no  tabuleiro de xadrez politico. Ou seja, sair senadora no DF.  Filiada ao PSL está de malas prontas e deve desembarcar nas próximas semanas no PL. O PL no DF é comandado pelos "Arrudas". Flávia tem acordo com Ibaneis. A questão é: Bia desobedece o chefe Jair Bolsonaro e complica a vida de todos por aqui na Capital ou aceita a missão de combater o socialismo fabiano dos tucanos em São Paulo  como deseja JB? 

Líder de audiência

Aliança arquitetada por Ibaneis é composta por oito agremiações partidárias. Seis dessas agremiações contam com os maiores minutos de propaganda, nos dois meios (rádio e TV). Seis partidos de maiores minutos de propaganda o MDB, PL, PP, PSD, Republicano e Avante. Este último com um tempo menor. Além disso, o PRTB deve se juntar com o PTN na mesma aliança para reeleger Ibaneis. Essas duas últimas agremiações partidárias, não contam com tempo de rádio e TV, mas são partidos fortes, capazes de eleger um bom quadro de candidatos a deputados para a CLDF. 

Abandonado

O ex-vice governador do DF Renato Santana (PP) tentou montar algumas semanas atrás um grupo para se cacifar e sair forte em outubro. Ocorre que os aliados já o abandonaram e o projeto de se tornar deputado parece ter naufragado. 

Vice

A cadeira mais cobiçada nestas intensas articulações para se montar um arcabouço que vença as eleições é a cadeira do vice governador Paco Britto. Tudo caminha para que ele mesmo permaneça na posição já que o vice tem desempenhado bem o seu papel. É parceiro e não incomoda. Na semana passada a Universal disse estar pronta e fiel ao mandatário do DF. Nesta semana foi a Sara Nossa Terra que fidelizou e reafirmou a aliança. Alguns noticiaram aos quatro cantos que os evangélicos desejam ser vice de Ibaneis. É legítimo querer ampliar o poder de influencia junto ao GDF, mas o segmento é muito mais ambicioso para querer somente a  cadeira de vice. 

Rejeição?

As pesquisas para uso interno dos políticos,  ou seja, aquelas que eles compram para avaliação da conjuntura aponta uma rejeição de 5% a 10% do senador Reguffe,  ocorre que ele não explica, não dá entrevistas, não se expõe e o pouco que o eleitor sabe sobre a atuação do senador é sobre economizar. Talvez economizar nas palavras seja uma tática para não expor quais as verdadeiras intenções do político. 
A exposição excessiva de uma eleição concorrida poderá abrir definitivamente essa verdadeira 'caixa preta' chamada Reguffe. Pior para o eleitor que só vai descobrir que comprou gato por lebre depois de  cravar o número na urna. 

PTB

O silêncio dos inocentes é assim que soa a postura da diretoria do PTB-DF.  Eles vivem um verdadeiro inferno astral na véspera da definição das costuras que definirão com quem caminhar no pleito deste ano. Só para se ter uma noção o presidente nacional Roberto Jefferson teve sua prisão pedida pela a ex Graciela Nienov que presidiu a sigla enquanto Bob Jef esteve preso. Já na Capital o distrital José Gomes corre o risco de ser destituído da presidência caso não entre em acordo com a Executiva nacional. Isto tudo fora as pendências judiciais que Zé Gomes tem.




Notícias do Planalto Central ” é uma coluna dedicada aos nossos leitores publicada todo domingo no Portal DFMobilidade Nela você fica sabendo de todos os bastidores da política do DF e das notícias de interesse da sociedade brasiliense, direto do Planalto Central. A coluna é assinada pelo Editor do Portal DFMobilidade, Jornalista e Economista Hamilton Silva.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias do Planalto Central

Simbologia  A imagem (foto) marcante e mais simbólica da semana foi sem dúvida nenhuma a do governador Ibaneis Rocha na Ceilândia cercado de políticos "peso pesados" da Capital. Ladeado de Flávia Arruda (PL) o encontro sinaliza para uma aliança sólida neste ano de 2022.  'Puliça' O encontro de Ibaneis foi no reduto mais cobiçado da Capital, a Ceilândia (maior colégio eleitoral do DF), onde a foto fala mais do que qualquer palavra. O anfitrião,   o delegado Fernando Fernandes estava com sorriso de orelha a orelha com apoio e prestígio. O delegado deverá se filiar ao partido Republicanos com a benção de Ibaneis.  Volta à Cena O empresário e ex-senador  Luiz Estevão que agora goza de liberdade volta aos pouquinhos à cena política e parece já influenciar definitivamente alguns poucos  políticos da Capital, principalmente os distritais. Luiz tem política nas veias e participou discretamente de algumas "confras" ao lado da esposa Cleucy.   Decisão Fraga erra na tá

Coluna: Notícias do Planalto Central

Ex-governador Rollemberg Marketing reverso Na última semana de 2021, antes de assumir sua candidatura a deputado federal o ex-governador Rodrigo Rollemberg publicou um vídeo em que dizia do quanto dá trabalho cuidar das suas bezerrinhas. Fico imaginando o quanto é trabalhoso cuidar do seu curral eleitoral . Em tempo: no vídeo o político aparece todo sujo de esterco. Carnaval Atendendo a oração de muitos e mais ainda ao avanço de uma outra onda do vírus chinês o governador Ibaneis Rocha(MDB) cancelou o Carnaval de rua no DF. Ontem o vice Paco Britto anunciou não descartar um novo lockdown. "Saúde acima de tudo!"   Evangélicos Viver um paradoxo real é também ato de fé, na proporção em que a falta de Carnaval faz mal ao comércio e ao turismo da cidade, a pandemia do vírus chinês também faz mal à população deixando um rastro de pobreza (desemprego) e morte . O discurso dos evangélicos com referência ao fechamento das igrejas precisa encontrar um ponto de convergência ou

ECONOMIA E A LEI DA ESCASSEZ

Introdução Em Economia tudo se resume a uma restrição quase que física - a lei da escassez, isto é, produzir o máximo de bens e serviços a partir dos recursos escassos disponíveis a cada sociedade. Se uma quantidade infinita de cada bem pudesse ser produzida, se os desejos humanos pudessem ser completamente satisfeitos, não importaria que uma quantidade excessiva de certo bem fosse de fato produzida. Nem importaria que os recursos disponíveis: trabalho, terra e capital (este deve ser entendido como máquinas, edifícios, matérias-primas etc.) fossem combinados irracionalmente para produção de bens. Não havendo o problema da escassez, não faz sentido se falar em desperdício ou em uso irracional dos recursos e na realidade só existiriam os "bens livres". Bastaria fazer um pedido e, pronto, um carro apareceria de graça. Na realidade, ocorre que a escassez dos recursos disponíveis acaba por gerar a escassez dos bens - chamados "bens econômicos". Por exemplo: as