Pular para o conteúdo principal

Coluna: Notícias do Planalto Central

 “Notícias do Planalto Central ” é uma coluna dedicada aos nossos leitores publicada todo domingo no Portal www.dfmobilidade.com.br. Nela você fica sabendo de todos os bastidores da política do DF e das notícias de interesse da sociedade brasiliense, direto do Planalto Central. A coluna é assinada pelo Editor, Jornalista e Economista Hamilton Silva. 

Bolsonaro

Não há dúvida de que o evento da semana passada foi a chegada do Presidente da República no Partido Liberal (PL). Outra certeza é a de que isto influencia diretamente nas escolhas para uma nominata competitiva na Capital. 

Filiação

Além de concorrido o ato de filiação teve distrital socialista fazendo live diretamente do evento. Logo ao lado estava o distrital Daniel Donizete, eleito pela onda bolsonarista e considerado “traidor” pelos conservadores da Capital.

Agaciel, Donizet e outros liberais que ocupam cargos no GDF terão que decidir que palanque  subir ano que vem. Isto porque a influência política do Palácio do  Planalto fará diferença nas eleições do DF.

 

Ovelha negra

Pastor da Batista Central critica feriado do evangélico. O pastor que acabara de fazer as pálpebras, sim ele é vaidoso. Criticou uma lei distrital que muitos evangélicos conquistaram no legislativo local. “Mais oração”, disse o religioso. Eu digo: menos Instagram, menos vaidade.

 

Oportunismo

Na quarta teve político, papagaio de pirata nas obras do GDF . Luís Miranda deputado federal e autor da emenda para construir uma nova saída de Águas Claras esteve presente na assinatura de início da obras.  Outros políticos que ‘metem o pau’ no governador agora ficam querendo pegar carona no excelente trabalho do executivo local. A distrital do novo Julia Lucy andou distribuindo sorrisos e “tirando casquinha” da popularidade do governador. Nada contra aderir ao governo, mas estes precisam se definir. Sair de cima do muro.

 

Desconectado

No feriado do dia do evangélico teve distrital se esbaldando no samba. Foi lá pelas bandas do Cruzeiro.Nada contra também,  mas respeitar um feriado religioso seria o mínimo. Ou não?

 

Mico

Passado quinze dias da inauguração da UBS15 da Ceilândia, um tal Cel. “Sangue Bom” quis lacrar pra cima do governador pergutando no meio da multidão se havia jeito de mexer no interstício da PM. Mal sabia ele que haviam dois meses que Ibaneis tinha resolvido o problema antecipando o tal interstício. Vamos se informar melhor gente! Pagou mico.

 

A qualquer custo

Aparecer a qualquer custo  é uma constante. Tem distrital que se acha a última bolacha do pacote, querendo barrar a indicação do conselheiro Clemente ao TCDF. Pura falta do que fazer.

 

Unanimidade

Governar é eleger prioridades para seus governados. Ibaneis mandou bem ao decidir pelo cancelamento da festa de réveillon e priorizar a saúde do brasiliense. Não sou eu quem está dizendo foi a socialista Leila do Vôlei.

 

Referência

Não é novidade para ninguém  que o governador Ibaneis se tornou uma das maiores lideranças políticas do Brasil, não à toa que ex -políticos se aconselham com o jovem, mas tarimbado e testado nas urnas. A foto (almoço de sexta-feira 03/12) abaixo descreve com exatidão a capacidade de negociar e dialogar. Dizem que nós jornalistas  não podemos brigar com a imagem, e esta diz muito.

Governador Ibaneis Rocha sendo consultado por Paulo Octávio e Cristóvão Buarque, ambos de olho nas eleições do ano que vem


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTAS FISCAIS DA NET PUB TEM CARIMBOS DIFERENTES EM OUTROS GABINETES

Filipe Nogueira Coimbra, ex-servidor do gabinete da deputada Sandra Faraj e proprietário da NetPub, nega que tenha atestado o recebimento na última nota fiscal, que emitiu durante contrato de prestação de serviços com a parlamentar. Segundo ele, o carimbo não confere com o modelo utilizado pela empresa, nem mesmo a assinatura. Mas documentos similares, aos quais o blog teve acesso, mostram que a prática é comum entre seus clientes. Um deles foi emitido em janeiro deste ano, a um deputado federal de São Paulo, observem que a assinatura é bem diferente daquelas que Filipe aponta como original e,  carimbo utilizado apenas o ateste de PAGO. Filipe precisa esclarecer também porque trabalhou por quase dois anos no gabinete da parlamentar e só agora, após a exoneração, tirou da gaveta a suposta cobrança dos valores. A ligação de Filipe e o ex-chefe de gabinete, Manoel Carneiro, também deve ser desvendada, ainda mais agora depois que o Correio Braziliense revelou vídeo que flagrou

ECONOMIA E A LEI DA ESCASSEZ

Introdução Em Economia tudo se resume a uma restrição quase que física - a lei da escassez, isto é, produzir o máximo de bens e serviços a partir dos recursos escassos disponíveis a cada sociedade. Se uma quantidade infinita de cada bem pudesse ser produzida, se os desejos humanos pudessem ser completamente satisfeitos, não importaria que uma quantidade excessiva de certo bem fosse de fato produzida. Nem importaria que os recursos disponíveis: trabalho, terra e capital (este deve ser entendido como máquinas, edifícios, matérias-primas etc.) fossem combinados irracionalmente para produção de bens. Não havendo o problema da escassez, não faz sentido se falar em desperdício ou em uso irracional dos recursos e na realidade só existiriam os "bens livres". Bastaria fazer um pedido e, pronto, um carro apareceria de graça. Na realidade, ocorre que a escassez dos recursos disponíveis acaba por gerar a escassez dos bens - chamados "bens econômicos". Por exemplo: as 

Monopólio Artificial e Monopólio Natural, você sabe qual a diferença?

Hamilton Silva é jornalista e economista O monopólio natural  Um monopólio pode ser natural ou artificial.  No primeiro caso, o monopólio é consequência de que é o monopolista que melhor oferta o valor – um bem ou serviço – naquele contexto. O monopólio natural não conta com nenhuma barreira protetora ou privilégio; é simplesmente a melhor das possibilidades disponíveis no momento. Isto é, dadas às circunstâncias, qualquer um pode tentar competir diretamente com o monopolista, mas enquanto não ocorre isso é ele quem melhor satisfaz as necessidades dos consumidores, dadas as alternativas.  Se certo cirurgião é o único cirurgião no mundo que realiza o transplante de um determinado órgão vital, ele detém o monopólio desta habilidade. Do mesmo modo, outros valores cuja oferta é naturalmente restrita são monopólios naturais.  Se um monopólio natural traz ao monopolista benefícios especialmente grandes, estes benefícios chamarão a atenção da sociedade, que canaliza