Pular para o conteúdo principal

Coluna: Notícias do Planalto Central

 “Notícias do Planalto Central ” é uma coluna dedicada aos nossos leitores publicada todo domingo no Portal www.dfmobilidade.com.br. Nela você fica sabendo de todos os bastidores da política do DF e das notícias de interesse da sociedade brasiliense, direto do Planalto Central. A coluna é assinada pelo Editor, Jornalista e Economista Hamilton Silva. 

Bolsonaro

Não há dúvida de que o evento da semana passada foi a chegada do Presidente da República no Partido Liberal (PL). Outra certeza é a de que isto influencia diretamente nas escolhas para uma nominata competitiva na Capital. 

Filiação

Além de concorrido o ato de filiação teve distrital socialista fazendo live diretamente do evento. Logo ao lado estava o distrital Daniel Donizete, eleito pela onda bolsonarista e considerado “traidor” pelos conservadores da Capital.

Agaciel, Donizet e outros liberais que ocupam cargos no GDF terão que decidir que palanque  subir ano que vem. Isto porque a influência política do Palácio do  Planalto fará diferença nas eleições do DF.

 

Ovelha negra

Pastor da Batista Central critica feriado do evangélico. O pastor que acabara de fazer as pálpebras, sim ele é vaidoso. Criticou uma lei distrital que muitos evangélicos conquistaram no legislativo local. “Mais oração”, disse o religioso. Eu digo: menos Instagram, menos vaidade.

 

Oportunismo

Na quarta teve político, papagaio de pirata nas obras do GDF . Luís Miranda deputado federal e autor da emenda para construir uma nova saída de Águas Claras esteve presente na assinatura de início da obras.  Outros políticos que ‘metem o pau’ no governador agora ficam querendo pegar carona no excelente trabalho do executivo local. A distrital do novo Julia Lucy andou distribuindo sorrisos e “tirando casquinha” da popularidade do governador. Nada contra aderir ao governo, mas estes precisam se definir. Sair de cima do muro.

 

Desconectado

No feriado do dia do evangélico teve distrital se esbaldando no samba. Foi lá pelas bandas do Cruzeiro.Nada contra também,  mas respeitar um feriado religioso seria o mínimo. Ou não?

 

Mico

Passado quinze dias da inauguração da UBS15 da Ceilândia, um tal Cel. “Sangue Bom” quis lacrar pra cima do governador pergutando no meio da multidão se havia jeito de mexer no interstício da PM. Mal sabia ele que haviam dois meses que Ibaneis tinha resolvido o problema antecipando o tal interstício. Vamos se informar melhor gente! Pagou mico.

 

A qualquer custo

Aparecer a qualquer custo  é uma constante. Tem distrital que se acha a última bolacha do pacote, querendo barrar a indicação do conselheiro Clemente ao TCDF. Pura falta do que fazer.

 

Unanimidade

Governar é eleger prioridades para seus governados. Ibaneis mandou bem ao decidir pelo cancelamento da festa de réveillon e priorizar a saúde do brasiliense. Não sou eu quem está dizendo foi a socialista Leila do Vôlei.

 

Referência

Não é novidade para ninguém  que o governador Ibaneis se tornou uma das maiores lideranças políticas do Brasil, não à toa que ex -políticos se aconselham com o jovem, mas tarimbado e testado nas urnas. A foto (almoço de sexta-feira 03/12) abaixo descreve com exatidão a capacidade de negociar e dialogar. Dizem que nós jornalistas  não podemos brigar com a imagem, e esta diz muito.

Governador Ibaneis Rocha sendo consultado por Paulo Octávio e Cristóvão Buarque, ambos de olho nas eleições do ano que vem


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias do Planalto Central

Simbologia  A imagem (foto) marcante e mais simbólica da semana foi sem dúvida nenhuma a do governador Ibaneis Rocha na Ceilândia cercado de políticos "peso pesados" da Capital. Ladeado de Flávia Arruda (PL) o encontro sinaliza para uma aliança sólida neste ano de 2022.  'Puliça' O encontro de Ibaneis foi no reduto mais cobiçado da Capital, a Ceilândia (maior colégio eleitoral do DF), onde a foto fala mais do que qualquer palavra. O anfitrião,   o delegado Fernando Fernandes estava com sorriso de orelha a orelha com apoio e prestígio. O delegado deverá se filiar ao partido Republicanos com a benção de Ibaneis.  Volta à Cena O empresário e ex-senador  Luiz Estevão que agora goza de liberdade volta aos pouquinhos à cena política e parece já influenciar definitivamente alguns poucos  políticos da Capital, principalmente os distritais. Luiz tem política nas veias e participou discretamente de algumas "confras" ao lado da esposa Cleucy.   Decisão Fraga erra na tá

Coluna: Notícias do Planalto Central

Ex-governador Rollemberg Marketing reverso Na última semana de 2021, antes de assumir sua candidatura a deputado federal o ex-governador Rodrigo Rollemberg publicou um vídeo em que dizia do quanto dá trabalho cuidar das suas bezerrinhas. Fico imaginando o quanto é trabalhoso cuidar do seu curral eleitoral . Em tempo: no vídeo o político aparece todo sujo de esterco. Carnaval Atendendo a oração de muitos e mais ainda ao avanço de uma outra onda do vírus chinês o governador Ibaneis Rocha(MDB) cancelou o Carnaval de rua no DF. Ontem o vice Paco Britto anunciou não descartar um novo lockdown. "Saúde acima de tudo!"   Evangélicos Viver um paradoxo real é também ato de fé, na proporção em que a falta de Carnaval faz mal ao comércio e ao turismo da cidade, a pandemia do vírus chinês também faz mal à população deixando um rastro de pobreza (desemprego) e morte . O discurso dos evangélicos com referência ao fechamento das igrejas precisa encontrar um ponto de convergência ou

Coluna: Noticias do Planalto Central

Recesso Depois de duas semanas de folga a coluna Notícias do Planalto Central volta no mesmo ritmo da Câmara Legislativa: com muita leitura e atento aos movimentos dos deputados. Assim como muitos deles sedento por informações, já que estão com a boca fechada e não abrem por nada. Nesta fase de negociações os segredos devem ser preservados.  Busca por um partido Nesta toada de observações muitos distritais estão desesperados por um "lugar ao sol". Explico: Muitos dos que hoje são deputados não o serão no próximo verão. Mas não é só por causa das novas regras, a tal clausula de barreira e sim porque muitos dos excelentíssimos deixaram a desejar e são muitos ruins mesmo.  Mulheres Este colunista discorreu a relevância das mulheres nas próximas eleições e destaquei aquelas que irão concorrer à uma vaga de deputada federal. Leia lá .  O jogo muda completamente quando falamos das mulheres na Câmara Legislativa do DF. As distritais que hoje ocupam duas cadeiras poderão ficar ainda