Pular para o conteúdo principal

Notícias do Planalto Central

A campanha já começou

Não é novidade para ninguém que muitas articulações estão em curso com um único objetivo: eleições.

Tem político que acorda, passa o dia e dorme pensando “naquilo”!

Redes Sociais

É bem verdade que aprenderam a usar as redes sociais e capitalizam higienicamente, o meio mais transparente existente: instagram, Facebook e Whatsapp. No instagram tem ex-vice governador que já está de dieta, come dobradinha todo dia.

Logo logo, haverá ativismo judicial para regulamentar ou interferir de vez nesta que é a maior forma do político se mostrar ao  eleitorado.

‘Tudo como dantes no quartel-general em Abrantes’

Então, querer todo mundo quer, mas ocupar cargos com salários generosos e ter fóro previlegiado vai além da vontade pessoal. Na Câmara Legislativa do DF a aposta de muitos especialistas é que uma parcela próxima do 50% terá que desocupar o lugar. O Deputado distrital é mais do que imaginamos e muitos menos do que eles próprios imaginam.

No Buriti a disputa ainda não vingou, ninguém com densidade eleitoral ou com grupo  competitivo se colocou como  adversário de verdade do governador Ibaneis Rocha. Será por que? Porquê todos sabem o valor da gestão do governador, mas também das dificuldades naturais de uma campanha majoritária: Aglutinar um grupo competitivo, desconstruir outras candidaturas e alavancar recursos suficientes para chegar até o final com chances reais.

Não assumem

Leila do Volei e Reguffe além de dependerem da aliança dos diretórios nacionais dependem da vontade dos grupos políticos tradicionais da Capital.

A ex-jogadora de Volei, faz mandato discreto no Senado Federal com pouco destaque, já  Reguffe que terá seu mandato finalizado vive um dilema: muda de partido ou terá palanque com o odiado – pelos dois lados da política – Sérgio Moro.

Situação de Flávia Arruda é mais delicada ainda, pois além  das dicas do marido depende de uma decisão de Bolsonaro para fincar uma candidatura do PL no Planalto Central.

De fato mesmo somente um pré-candidato forte a ser batido: Ibaneis com a caneta azul “reconstruindo” a capital em três anos. Impressionante e desafiador para quem desejar para enfrentá-lo.

Desordem na Ordem

Numa disputa para eleger um novo presidente a OAB demonstrou uma ‘desordem’ total no processo eleitoral que deu vitória ao atual presidente da seccional do DF Délio Lins, que ficará por mais um mandato na presidência da OAB/DF.

Moro, Lula e todos outros contra o Bolsonaro

A única novidade é que o calça apertada está ficando para trás e Moro deverá ocupar espaço para os almofadinhas de plantão. Obcecados por Bolsonaro terão candidato de centro: Moro, que de centro não tem nada nem o caminhado.

A tática de dar “uma pausa” na campanha pegou. Todos os pré-candidatos deram uma recuada e saíram de cena neste fim de ano. Tática que parece correta, isto se este tempo não lhes fizer falta lá na frente quando estivermos próximo da linha de chegada. No fundo ninguém em sã consciência parou com a campanha. Ops, pré-campanha!

Não há nada que não possa mudar até a próxima edição desta coluna.

*Hamilton Silva – Economista formado pela Universidade Católica de Brasília e Gestão Pública pelo Instituto Processos. Jornalista e Diretor de Comunicação e Marketing da Associação Brasileira de Portais de Notícias.  


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTAS FISCAIS DA NET PUB TEM CARIMBOS DIFERENTES EM OUTROS GABINETES

Filipe Nogueira Coimbra, ex-servidor do gabinete da deputada Sandra Faraj e proprietário da NetPub, nega que tenha atestado o recebimento na última nota fiscal, que emitiu durante contrato de prestação de serviços com a parlamentar. Segundo ele, o carimbo não confere com o modelo utilizado pela empresa, nem mesmo a assinatura. Mas documentos similares, aos quais o blog teve acesso, mostram que a prática é comum entre seus clientes. Um deles foi emitido em janeiro deste ano, a um deputado federal de São Paulo, observem que a assinatura é bem diferente daquelas que Filipe aponta como original e,  carimbo utilizado apenas o ateste de PAGO. Filipe precisa esclarecer também porque trabalhou por quase dois anos no gabinete da parlamentar e só agora, após a exoneração, tirou da gaveta a suposta cobrança dos valores. A ligação de Filipe e o ex-chefe de gabinete, Manoel Carneiro, também deve ser desvendada, ainda mais agora depois que o Correio Braziliense revelou vídeo que flagrou

ECONOMIA E A LEI DA ESCASSEZ

Introdução Em Economia tudo se resume a uma restrição quase que física - a lei da escassez, isto é, produzir o máximo de bens e serviços a partir dos recursos escassos disponíveis a cada sociedade. Se uma quantidade infinita de cada bem pudesse ser produzida, se os desejos humanos pudessem ser completamente satisfeitos, não importaria que uma quantidade excessiva de certo bem fosse de fato produzida. Nem importaria que os recursos disponíveis: trabalho, terra e capital (este deve ser entendido como máquinas, edifícios, matérias-primas etc.) fossem combinados irracionalmente para produção de bens. Não havendo o problema da escassez, não faz sentido se falar em desperdício ou em uso irracional dos recursos e na realidade só existiriam os "bens livres". Bastaria fazer um pedido e, pronto, um carro apareceria de graça. Na realidade, ocorre que a escassez dos recursos disponíveis acaba por gerar a escassez dos bens - chamados "bens econômicos". Por exemplo: as 

Monopólio Artificial e Monopólio Natural, você sabe qual a diferença?

Hamilton Silva é jornalista e economista O monopólio natural  Um monopólio pode ser natural ou artificial.  No primeiro caso, o monopólio é consequência de que é o monopolista que melhor oferta o valor – um bem ou serviço – naquele contexto. O monopólio natural não conta com nenhuma barreira protetora ou privilégio; é simplesmente a melhor das possibilidades disponíveis no momento. Isto é, dadas às circunstâncias, qualquer um pode tentar competir diretamente com o monopolista, mas enquanto não ocorre isso é ele quem melhor satisfaz as necessidades dos consumidores, dadas as alternativas.  Se certo cirurgião é o único cirurgião no mundo que realiza o transplante de um determinado órgão vital, ele detém o monopólio desta habilidade. Do mesmo modo, outros valores cuja oferta é naturalmente restrita são monopólios naturais.  Se um monopólio natural traz ao monopolista benefícios especialmente grandes, estes benefícios chamarão a atenção da sociedade, que canaliza