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UMA SEMANA DE PROPAGANDA OFICIAL E AS INCERTEZAS PREVALECEM

FOTO: INTERNET

Depois de startada a propaganda oficial a zero hora do último dia 16 a sensação que fica é uma profunda decepção com os nomes que se apresentaram de forma oficial. Parecia haver uma esperança de que algo fosse acontecer e tudo o que estava pré desenhado era apenas especulação e que os nomes postos se quer iriam se oficializar diante de tantos processos e denúncias. 

Pesquisas
Credibilidade não se conquista com malas de dinheiro e nem da noite para o dia, entretanto, outra expectativa, principalmente dos candidatos é justamente quanto aos anúncios de pesquisas que influenciam diretamente no humor do eleitorado. 
A sensação é de que as pesquisas poderiam renovar os líderes na corrida eleitoral, mas os recentes resultados revelam que pouca coisa mudou e que pouca coisa poderá mudar.

Debates X Pesquisas
O destaque, desta primeira semana, foi o advogado Ibaneis Rocha do MDB, esbanjou oratória e uma linguagem técnica que pode não atingir um certo nicho do eleitorado: classes C e D.
No fundo os debates realizados até o momento serviram como um pequeno tira-gosto do que pode vir nos próximos dias. Todos os candidatos pareceram tímidos e comedidos ao cobrar seus adversários, pois isto pode significar a perda de um aliado no segundo turno, já que essas eleições serão definidas no foto-chá e todo apoio é bem vindo, inclusive dos "fichas sujas" que se demonstraram carismáticos e populares na pré-campanha.

Ex pré-candidatos agora são candidatos oficiais:
Rosso é o estrategista, não se destacou no debate, mas surpreendeu na pesquisa do Datafolha/TVGlobo crescendo mais que todos os candidatos; Apesar de enfadonha,vazia e plastificada a candidata do PROS- Eliana Pedrosa, mandou muito bem na pesquisa daTVGlobo/Datafolha. Quem se demonstra insistente é o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) que mesmo com alto índice de rejeição poderá comparecer no segundo turno se tudo permanecer da forma que se apresenta.

Alberto Fraga (DEM) deve crescer significativamente, quando começar o programa de TV (de 31 de agosto a 04 de outubro) e quando seu principal cabo eleitoral desembarcar no aeroporto JK, Jair Bolsonaro(PSL). No fundo todos irão crescer, um pouco.

A certeza é não celebrar antes do fim
Com o inicio da campanha oficial alguns imaginavam que os ataques ferozes e uma linha de denuncismo fosse prevalecer e logo os escândalos viriam à tona. Nada aconteceu (algumas requentadas sem grandes estragos). Tudo indica que existe um código de ética velado visando o grande objetivo final: O Palácio do Buriti.

A campanha nas redes sociais, principalmente no whatsapp, deflagrou a campanha eleitoral mais higiênica de todos os tempos. Afinal quando recebo um "santinho" não sou obrigado abrir. Isto é um grande diferencial positivo.

Hamilton Silva é jornalista economista

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