FILHOS VÃO GASTAR MENOS NO DIA DOS PAIS



Maioria dos filhos não pretende comprar presentes para o Dia dos Pais


É o que mostra a pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio. De acordo com o estudo, 37,3% dos entrevistados têm a intenção de presentear o pai, 46,5% não pretendem comprar presentes e 16,2% ainda não sabem. Os lojistas, por sua vez, estão otimistas: 43,1% deles esperam que as vendas este ano sejam maiores do que em 2016.

Os filhos dispostos a colocar a mão no bolso para homenagear os pais pretendem gastar, em média, R$ 142,12 com o presente. Quanto à forma de pagamento, 61,3% dos consumidores optarão pelo pagamento à vista.
Entre os lojistas entrevistados, 83% também disseram que vão manter o mesmo preço dos produtos praticados em 2016. O presidente da Fecomércio, Adelmir Santana, explica que essa expectativa indica uma gradual recuperação das vendas após um começo de ano difícil. “Tivemos avanços positivos nos Dias das Mães e dos Namorados, mas ainda não chegamos no crescimento de dois dígitos, que é o esperado pelo empresário”, afirmou.



Na busca pelos consumidores, 59,4% dos empresários confirmam que utilizarão estratégias específicas de vendas para o Dia dos Pais. Nesse universo, usarão promoções (55,5%), divulgação, propaganda, rede social e panfleto (45,4%) e kit de produtos direcionados (26,1%).

Essas estratégias demonstram maior disposição do lojista para encantar o cliente e fidelizá-lo para novas compras em períodos sem apelo promocional. Apenas 5% dos entrevistados declararam que devem realizar contratação temporária para o Dia dos Pais. O preço médio do presente para data foi estimado pelos lojistas em R$ 150.

“O empreendedor é otimista por natureza e sempre enxerga alta nas vendas de datas comemorativas. Neste ano, particularmente neste período, observamos uma redução dos juros e do custo do crédito para o consumidor, além da inflação que está mais baixa do que a do ano passado, o que acaba ajudando o cliente”, destaca Santana. 

Por: Maria Eugênia - do Metrópoles

Postar um comentário
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial