BRASÍLIA TEM GASOLINA BARATA

Foto: Bomba de gasolina - Hamilton Silva
Na bomba a gasolina está abaixo de  R$3,00 em alguns postos das satélites


Quem diria a gasolina ta barata no DF. Mas é assim mesmo, quando o consumo baixa e os estoques abarrotados não poderia dar noutra coisa.

Segundo os especialistas, demorou, mas os postos estão repassando, quase que integralmente, as reduções de preços promovidas pela Petrobras nas refinarias. Antes dessa guerra entre os postos, os empresários embolsavam a diferença para engordar os lucros.

Um dos motivos que está levando os postos a favorecerem os consumidores é o elevado volume de estoques de combustíveis. Como a demanda está fraca, é melhor reduzir a margem de lucro do que ficar com a mercadoria encalhada. É a lei de mercado.

Os especialistas recomendam, porém, cuidado na hora de abastecer. Preços baixos demais podem significar gasolina “batizada”. Portanto, pesquise bem o histórico dos postos, pois o barato pode sair caro demais se os carros derem defeitos.

O elevado nível de endividamento das famílias faz da gasolina um bem supérfluo e consumir num patamar bem menor de antes da crise. No entender dos especialistas, as famílias estão cortando tudo o que podem, e combustíveis não são prioridade. 

Quem também está comemorando a queda dos preços dos combustíveis na bomba é o governo. Por uma razão simples: isso ajuda muito no controle da inflação. A queda do preço da gasolina está sendo tão forte, que a capital do país vem registrando deflação, ou seja, queda média de todos os preços.

Na guerra de preços travada entre os postos de combustíveis, são eles, os consumidores os maiores ganhadores. Competitividade é isso.
Postar um comentário
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial