01 porque é seu papel
A Comissão Parlamentar de Inquérito tem como uma das principais características uma data de validade, ou seja, - esse tempo já deve vir estipulado no texto de instalação e pode ser prorrogado. Quando chega ao fim, o relator da CPI precisa apresentar um relatório, que pode conter denúncias e fatos que posteriormente serão apurados pelo Ministério Público. Porém, a CPI não tem o poder de punir ou mesmo de entrar como uma ação civil ou criminal. Todavia do ponto de vista político a CPI da saúde tem o dever de clarear as denúncias e gravações que foram feitas pela presidente do Sindsaúde, Marli Oliveira.
02 porque as CPIs não tem credibilidade;
Desde que a Consituição Federal de 1988 estabeleceu e mudou significamente as funcionalidades das Comissões Parlamentares de Inquerito, poucos resultados práticos do ponto de vista a contribuir para a melhoria de nossa sociedade foram contabilzados e criminosos penalizados em virtude dessa pouca produtividade as comissões não tem o que comemorar. A credibilidade desses trabalhos estão prejudicados e precisam de notoriedade, transparência e eficácia nas suas atribuições para que o descrédito seja eliminado e descolado das CPI's.
Por outro lado, Muitos de nossos senadores em passado recente nos levaram à vergonha por exemplo: Gim Argelo, Luiz Estevão , Roberto Arruda e Roriz, foram processados por crimes e por raras vezes se relacionaram com CPI e até se a transformaram em ferramenta útil ao fascínoras corruptos, caso do Gim na famosa CPI da Petrobras em 2014 leia mais.
Celina Leão, desde que assumiu seu novo mandato de deputada distrital vem se destacando pelo compromisso com seus eleitores é bom trabalho pautado pelos princípios que fizeram a chegar no poder. Moralmente a parlamentar tem a obrigação de acelerar o processo de apuração , ou pelo menos agir, para que venha a luz todas as informações deflagradas pela diretora do Sindsaúde.
03 porque Brasília está infestada de corrupto
Na CPI dos Transportes Segundo a Celina Leão (presidente da Câmara Legislativa), todos diziam que a CPI iria dar em pizza. Mas não deu. O trabalho desenvolvido pela CPI do transportes da Câmara Legislativa do do DF e conseguiu anular o edital que traria um prejuízo de quase a R$ 1 bilhão aos cofres públicos, por ano. E isso seria por 20 anos.Por outro lado, Muitos de nossos senadores em passado recente nos levaram à vergonha por exemplo: Gim Argelo, Luiz Estevão , Roberto Arruda e Roriz, foram processados por crimes e por raras vezes se relacionaram com CPI e até se a transformaram em ferramenta útil ao fascínoras corruptos, caso do Gim na famosa CPI da Petrobras em 2014 leia mais.
04 porque a chefe do Legislativo tem compromisso moral
O fato é que a demora na elaboração de um relatório final da CPI da saúde pode levar a um descrédito generalizado. Neste caso específico não é o que parece. Os trabalhos nesta data parecem lentos e com datas esticadas, tanto que está dando espaço para o Ministério Público e polícia civil agirem nas suas diligências. A quem interessa essa morosidade?
Se a deputada agir com energia desproporcional na resolução dos fatos o risco de comprometer possíveis voos mais altos na carreira política é iminente.
05 porque o legislativo pode mudar sua própria reputacão
A população tem acompanhado todos os movimentos de forma efetiva. O eleitorado brasiliense é um dos mais informados do Brasil e portanto só é enganado quando ignora essa capacidade.
A inoperância e inércia da Câmara Legislativa tem sido testada constantemente e o processo de apuração dos fatos terá validade quando os prazos forem cumpridos com excelência.
Concluir que essa CPI pode contaminar e até definir os rumos das eleições em 2018 não é nenhuma novidade, o grande desafio agora é saber quem irá sair ileso.
Acredite amigo, a geripoca vai piar.
Comentários