Pular para o conteúdo principal

PORQUÊ A CPI DA SAÚDE TEM A OBRIGAÇÃO DE NÃO ACABAR EM PIZZA

Opinião Blog: logo
01 porque é seu papel

A Comissão Parlamentar de Inquérito tem como uma das principais características uma  data de validade, ou seja, - esse tempo já deve vir estipulado no texto de instalação  e pode ser prorrogado. Quando chega ao fim, o relator da CPI precisa apresentar um relatório, que pode conter denúncias e fatos que posteriormente serão apurados pelo Ministério Público. Porém, a CPI não tem o poder de punir ou mesmo de entrar como uma ação civil ou criminal. Todavia do ponto de vista político a CPI da saúde tem o dever de clarear as denúncias e gravações que foram feitas pela presidente do Sindsaúde, Marli Oliveira.

02 porque as CPIs não tem credibilidade;

Desde que a Consituição Federal  de 1988 estabeleceu e mudou significamente as funcionalidades das  Comissões Parlamentares de Inquerito, poucos resultados práticos do ponto de vista a contribuir para a melhoria de nossa sociedade foram contabilzados e criminosos penalizados em virtude dessa pouca produtividade as comissões não tem o que comemorar. A credibilidade desses trabalhos estão prejudicados e precisam de notoriedade, transparência e eficácia nas suas atribuições para que o descrédito seja eliminado e descolado das CPI's. 


03 porque Brasília está infestada de corrupto

Na CPI dos Transportes Segundo a Celina Leão (presidente da Câmara Legislativa), todos diziam que a CPI iria dar em pizza. Mas não deu. O trabalho desenvolvido pela CPI do transportes da Câmara Legislativa do do DF  e conseguiu anular o edital que traria um prejuízo de quase a R$ 1 bilhão aos cofres públicos, por ano. E isso seria por 20 anos. 

Por outro lado, Muitos de nossos senadores em passado recente nos levaram à vergonha por exemplo: Gim Argelo, Luiz Estevão , Roberto Arruda e Roriz, foram processados por crimes e por raras vezes se relacionaram com CPI e até se a transformaram em ferramenta útil ao fascínoras corruptos, caso do Gim na famosa CPI da Petrobras em 2014 leia mais.

04 porque a chefe do Legislativo tem compromisso moral

O fato é que a demora na elaboração de um relatório final da CPI da saúde pode levar a um descrédito generalizado. Neste caso específico não é o que parece.  Os trabalhos nesta data parecem lentos e com datas esticadas, tanto que está dando espaço para o Ministério Público e polícia civil agirem nas suas diligências. A quem interessa essa morosidade?

Celina Leão, desde que assumiu seu novo mandato de deputada distrital vem se destacando pelo compromisso com seus eleitores é bom trabalho pautado pelos princípios que fizeram a chegar no poder. Moralmente a parlamentar tem a obrigação de acelerar o processo de apuração , ou pelo menos agir, para que venha a luz todas as informações  deflagradas pela diretora do Sindsaúde.

Se a deputada agir com energia desproporcional na resolução dos fatos o risco de comprometer possíveis voos mais altos na carreira política é iminente.

05 porque o legislativo pode mudar sua própria reputacão

A população tem acompanhado todos os movimentos de forma efetiva. O eleitorado brasiliense é um dos mais informados do Brasil e portanto só é enganado quando ignora essa capacidade.
A inoperância e inércia da Câmara Legislativa tem sido testada constantemente e o processo de apuração  dos fatos terá validade quando os prazos forem cumpridos com excelência.

Concluir que essa CPI pode contaminar e até definir os rumos das eleições em 2018 não é nenhuma novidade, o grande desafio agora é saber quem irá sair ileso.
Acredite amigo, a geripoca vai piar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTAS FISCAIS DA NET PUB TEM CARIMBOS DIFERENTES EM OUTROS GABINETES

Filipe Nogueira Coimbra, ex-servidor do gabinete da deputada Sandra Faraj e proprietário da NetPub, nega que tenha atestado o recebimento na última nota fiscal, que emitiu durante contrato de prestação de serviços com a parlamentar. Segundo ele, o carimbo não confere com o modelo utilizado pela empresa, nem mesmo a assinatura. Mas documentos similares, aos quais o blog teve acesso, mostram que a prática é comum entre seus clientes. Um deles foi emitido em janeiro deste ano, a um deputado federal de São Paulo, observem que a assinatura é bem diferente daquelas que Filipe aponta como original e,  carimbo utilizado apenas o ateste de PAGO. Filipe precisa esclarecer também porque trabalhou por quase dois anos no gabinete da parlamentar e só agora, após a exoneração, tirou da gaveta a suposta cobrança dos valores. A ligação de Filipe e o ex-chefe de gabinete, Manoel Carneiro, também deve ser desvendada, ainda mais agora depois que o Correio Braziliense revelou vídeo que flagrou

ECONOMIA E A LEI DA ESCASSEZ

Introdução Em Economia tudo se resume a uma restrição quase que física - a lei da escassez, isto é, produzir o máximo de bens e serviços a partir dos recursos escassos disponíveis a cada sociedade. Se uma quantidade infinita de cada bem pudesse ser produzida, se os desejos humanos pudessem ser completamente satisfeitos, não importaria que uma quantidade excessiva de certo bem fosse de fato produzida. Nem importaria que os recursos disponíveis: trabalho, terra e capital (este deve ser entendido como máquinas, edifícios, matérias-primas etc.) fossem combinados irracionalmente para produção de bens. Não havendo o problema da escassez, não faz sentido se falar em desperdício ou em uso irracional dos recursos e na realidade só existiriam os "bens livres". Bastaria fazer um pedido e, pronto, um carro apareceria de graça. Na realidade, ocorre que a escassez dos recursos disponíveis acaba por gerar a escassez dos bens - chamados "bens econômicos". Por exemplo: as 

Monopólio Artificial e Monopólio Natural, você sabe qual a diferença?

Hamilton Silva é jornalista e economista O monopólio natural  Um monopólio pode ser natural ou artificial.  No primeiro caso, o monopólio é consequência de que é o monopolista que melhor oferta o valor – um bem ou serviço – naquele contexto. O monopólio natural não conta com nenhuma barreira protetora ou privilégio; é simplesmente a melhor das possibilidades disponíveis no momento. Isto é, dadas às circunstâncias, qualquer um pode tentar competir diretamente com o monopolista, mas enquanto não ocorre isso é ele quem melhor satisfaz as necessidades dos consumidores, dadas as alternativas.  Se certo cirurgião é o único cirurgião no mundo que realiza o transplante de um determinado órgão vital, ele detém o monopólio desta habilidade. Do mesmo modo, outros valores cuja oferta é naturalmente restrita são monopólios naturais.  Se um monopólio natural traz ao monopolista benefícios especialmente grandes, estes benefícios chamarão a atenção da sociedade, que canaliza