Pular para o conteúdo principal

SAÚDE: NÃO ADIANTA SÓ DERRETER A PONTA DO ICEBERG

Fred Lima: Jornalista presidente da Associação dos Brasiliense dos Blogueiros de Política
Tudo indica que a corrupção na saúde é uma velha senhora enrugada, mas vaidosa, que usa adornos caríssimos e posa de esperta. Já perambulou por vários governos, de direita e esquerda. Não tem ideologia ou cor partidária. Sua diretriz é roubar o dinheiro do povo doente. É o roubo mais cruel que existe, junto com o da educação e segurança.
Corpo saudável, mente culta e proteção da integridade física são benevolências indispensáveis para qualquer ser humano. Quando falta um desses bens, a civilização humana começa a ruir, como está acontecendo na capital federal e em todo o país.
O navio em alto mar avistou um suposto iceberg que pode esconder um grande rochedo de gelo abaixo das águas. O que fazer agora? Os canoístas vão tentar ir até lá para jogar água e ver se o iceberg derrete? Não vai adiantar. E a imensa rocha de gelo que está escondida nas profundezas do oceano, capaz de naufragar o navio?
Sabem o que é pior? A velha senhora também está na embarcação, mas não é a velhinha bondosa do filme Titanic, que narra a história do maior naufrágio do mundo. É a senhora corrupção, que contribuiu para que o “navio” mudasse de rumo e fosse ao encontro do terrível iceberg.
A saúde no DF se encontra assim. É muita ignorância ou má-fé pensar que todos os males da Secretaria de Saúde começaram no dia 01/1/2015, com a posse do governador Rodrigo Rollemberg. A corrupção na pasta deve ser antiga, sistêmica e contínua. Por este motivo, todos os governos devem ser investigados na CPI da Saúde da Câmara Legislativa, de Joaquim Roriz ao atual.
Corrupção não tem prazo de validade. Quem roubou do povo doente deve pagar muito caro, independentemente se foi em 1990 ou 2016. Estamos falando de vidas humanas que morreram nos leitos dos hospitais por falta de medicamentos.
Não podemos esquecer o presente e só olhar para o retrovisor, nem tratar corrupção como um produto que tem validade.
Jogar água no iceberg pode ser heroico para os “canoístas”. Eles serão ovacionados pelos “passageiros” por um breve momento, mas logo em seguida o “navio” vai bater na rocha submersa e afundar.
Se a CPI da Saúde esquecer outras gestões, vai cometer o grave erro de tentar derreter a ponta do iceberg. A comissão deve sugerir mudar a rota do “navio” e trabalhar para que a velha corrupção seja jogada no “mar”. Caso contrário, o trabalho dos “canoístas” será só pra inglês ver.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTAS FISCAIS DA NET PUB TEM CARIMBOS DIFERENTES EM OUTROS GABINETES

Filipe Nogueira Coimbra, ex-servidor do gabinete da deputada Sandra Faraj e proprietário da NetPub, nega que tenha atestado o recebimento na última nota fiscal, que emitiu durante contrato de prestação de serviços com a parlamentar. Segundo ele, o carimbo não confere com o modelo utilizado pela empresa, nem mesmo a assinatura. Mas documentos similares, aos quais o blog teve acesso, mostram que a prática é comum entre seus clientes. Um deles foi emitido em janeiro deste ano, a um deputado federal de São Paulo, observem que a assinatura é bem diferente daquelas que Filipe aponta como original e,  carimbo utilizado apenas o ateste de PAGO. Filipe precisa esclarecer também porque trabalhou por quase dois anos no gabinete da parlamentar e só agora, após a exoneração, tirou da gaveta a suposta cobrança dos valores. A ligação de Filipe e o ex-chefe de gabinete, Manoel Carneiro, também deve ser desvendada, ainda mais agora depois que o Correio Braziliense revelou vídeo que flagrou

ECONOMIA E A LEI DA ESCASSEZ

Introdução Em Economia tudo se resume a uma restrição quase que física - a lei da escassez, isto é, produzir o máximo de bens e serviços a partir dos recursos escassos disponíveis a cada sociedade. Se uma quantidade infinita de cada bem pudesse ser produzida, se os desejos humanos pudessem ser completamente satisfeitos, não importaria que uma quantidade excessiva de certo bem fosse de fato produzida. Nem importaria que os recursos disponíveis: trabalho, terra e capital (este deve ser entendido como máquinas, edifícios, matérias-primas etc.) fossem combinados irracionalmente para produção de bens. Não havendo o problema da escassez, não faz sentido se falar em desperdício ou em uso irracional dos recursos e na realidade só existiriam os "bens livres". Bastaria fazer um pedido e, pronto, um carro apareceria de graça. Na realidade, ocorre que a escassez dos recursos disponíveis acaba por gerar a escassez dos bens - chamados "bens econômicos". Por exemplo: as 

Monopólio Artificial e Monopólio Natural, você sabe qual a diferença?

Hamilton Silva é jornalista e economista O monopólio natural  Um monopólio pode ser natural ou artificial.  No primeiro caso, o monopólio é consequência de que é o monopolista que melhor oferta o valor – um bem ou serviço – naquele contexto. O monopólio natural não conta com nenhuma barreira protetora ou privilégio; é simplesmente a melhor das possibilidades disponíveis no momento. Isto é, dadas às circunstâncias, qualquer um pode tentar competir diretamente com o monopolista, mas enquanto não ocorre isso é ele quem melhor satisfaz as necessidades dos consumidores, dadas as alternativas.  Se certo cirurgião é o único cirurgião no mundo que realiza o transplante de um determinado órgão vital, ele detém o monopólio desta habilidade. Do mesmo modo, outros valores cuja oferta é naturalmente restrita são monopólios naturais.  Se um monopólio natural traz ao monopolista benefícios especialmente grandes, estes benefícios chamarão a atenção da sociedade, que canaliza