Pular para o conteúdo principal

GREVE DO METRÔ PODE ACABAR NESTA TERÇA-FEIRA

Depois de vinte dias de greve os empregados da Companhia do Metropolitano do DF assistem de forma espantosa a morosidade da justiça do trabalho para julgar a legalidade da greve e os pedidos dos trabalhadores, reposição das perdas salariais corroídas pela inflação no período 2015/2016 e a convocação de concursados de 2013.

 
Porém essa paralisação pode acabar nesta terça-feira, devido a uma audiência na Primeira Seção Especializada do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT10), às 09 horas.Como não houve acordo as partes pediram ao desembargador responsável - Alexandre Nery de Oliveira - pela causa que acatassem liminares que suspendessem a greve de imediato, pedido feito pela empresa, e a diminuição de trens circulando de 100% para 40%, pedido feito pelo sindicato dos trabalhadores.

Como já houve o de tempo necessário para que as partes apresentassem suas argumentações e contrapropostas agora só de depende da justiça que até essa sexta feira 01/07 não havia se pronunciado apesar de ter conciliado as primeiras reuniões. E somente deixou para essa semana a solução do impasse.

O Direito dos Usuários

O Direito de ir e vir é garantido pela nossa Carta Magna Artigo 5º -XV, e também é conferido a todo cidadão pela Declaração dos Direitos Humanos da ONU assinada em 1948.

A razão de todo sistema metroviário existir é o usuário. Exigir um transporte de qualidade é a principal demanda da população do Distrito Federal já que os transportes oferecidos, rodoviário, por exemplo, são precários em todos aspectos: Eficiência, Segurança e Economicidade.

A quantidade de automóveis que circulam pelas avenidas da cidade balizam a necessidade de investimento em massa no transporte sobre trilho. Imagina 150 mil carros a mais nas ruas, já que é essa a quantidade de transportados diariamente pelo Metrô.

O direito à informação do que realmente ocorre com o sistema deve ser pauta sistemática, pois o maior beneficiário, o usuário, precisa entender e se sentir responsável pelo patrimônio para que possa cobrar. Não se pode deixar que a mídia parcial transmita de forma pejorativa e destrutiva os fatos sem que haja uma correção das distorções relatadas.
A valorização do sistema deve "startada" pelo usuário.

O Direito dos Trabalhadores

Baseado pelo INPC trabalhadores reivindicam um percentual de 8,97% de reajuste necessário para que a inflação não absorva o poder de compra dos seus salários. Melhores condições de trabalho e principalmente a contratação de concursados que viabiliza maior segurança aos usuários. 
E a finalização de ações que visão a terceirização e o sucateamento da empresa que aponta para uma privatização.   
O dever da empresa
Prestar um serviço de qualidade com responsabilidade fiscal e proporcionar aos seus empregados condições mínimas para realizar suas atribuições sem prejuízo na qualidade e desvalorização de seus empregados concursados visando sempre o bem estar dos usuários.

Por que a demora?

A situação tem se demonstrada desconfortável, mas suportável. A causa principal é que a paralização não tem afetado de forma drástica e o sistema rodoviário funciona precariamente,mas ainda funciona.

A justiça do trabalho determinou que 100% dos trens devem operar em horário de pico, entretanto é um grande mistério a demora no julgamento da greve num serviço Essencial para comunidade de Brasília. Entender as entrelinhas vai além de ler ou ver o noticiário de todos para um cidadão comum, com patrimônio dilapidado a empresa pode estar sendo objeto de alvo de privatização.

Um argumento foi as férias do desembarcou responsável pela ação e as várias liminares que foram impetrada na justiça. Mas que sinaliza um término nesta terça-feira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTAS FISCAIS DA NET PUB TEM CARIMBOS DIFERENTES EM OUTROS GABINETES

Filipe Nogueira Coimbra, ex-servidor do gabinete da deputada Sandra Faraj e proprietário da NetPub, nega que tenha atestado o recebimento na última nota fiscal, que emitiu durante contrato de prestação de serviços com a parlamentar. Segundo ele, o carimbo não confere com o modelo utilizado pela empresa, nem mesmo a assinatura. Mas documentos similares, aos quais o blog teve acesso, mostram que a prática é comum entre seus clientes. Um deles foi emitido em janeiro deste ano, a um deputado federal de São Paulo, observem que a assinatura é bem diferente daquelas que Filipe aponta como original e,  carimbo utilizado apenas o ateste de PAGO. Filipe precisa esclarecer também porque trabalhou por quase dois anos no gabinete da parlamentar e só agora, após a exoneração, tirou da gaveta a suposta cobrança dos valores. A ligação de Filipe e o ex-chefe de gabinete, Manoel Carneiro, também deve ser desvendada, ainda mais agora depois que o Correio Braziliense revelou vídeo que flagrou

ECONOMIA E A LEI DA ESCASSEZ

Introdução Em Economia tudo se resume a uma restrição quase que física - a lei da escassez, isto é, produzir o máximo de bens e serviços a partir dos recursos escassos disponíveis a cada sociedade. Se uma quantidade infinita de cada bem pudesse ser produzida, se os desejos humanos pudessem ser completamente satisfeitos, não importaria que uma quantidade excessiva de certo bem fosse de fato produzida. Nem importaria que os recursos disponíveis: trabalho, terra e capital (este deve ser entendido como máquinas, edifícios, matérias-primas etc.) fossem combinados irracionalmente para produção de bens. Não havendo o problema da escassez, não faz sentido se falar em desperdício ou em uso irracional dos recursos e na realidade só existiriam os "bens livres". Bastaria fazer um pedido e, pronto, um carro apareceria de graça. Na realidade, ocorre que a escassez dos recursos disponíveis acaba por gerar a escassez dos bens - chamados "bens econômicos". Por exemplo: as 

Monopólio Artificial e Monopólio Natural, você sabe qual a diferença?

Hamilton Silva é jornalista e economista O monopólio natural  Um monopólio pode ser natural ou artificial.  No primeiro caso, o monopólio é consequência de que é o monopolista que melhor oferta o valor – um bem ou serviço – naquele contexto. O monopólio natural não conta com nenhuma barreira protetora ou privilégio; é simplesmente a melhor das possibilidades disponíveis no momento. Isto é, dadas às circunstâncias, qualquer um pode tentar competir diretamente com o monopolista, mas enquanto não ocorre isso é ele quem melhor satisfaz as necessidades dos consumidores, dadas as alternativas.  Se certo cirurgião é o único cirurgião no mundo que realiza o transplante de um determinado órgão vital, ele detém o monopólio desta habilidade. Do mesmo modo, outros valores cuja oferta é naturalmente restrita são monopólios naturais.  Se um monopólio natural traz ao monopolista benefícios especialmente grandes, estes benefícios chamarão a atenção da sociedade, que canaliza