AINDA SOBRE PRIVATIZAÇÃO - OPINIÃO

Blog do Hamilton Opinião Brasília

Muitos  são os que defendem a ideia de se privatizar  tudo o que puderem e diminuir o tamanho da máquina estatal.


Seria mesmo a saída?

Vejamos:  existem  setores que de fato a presença e o controle do Estado nada ou pouco agrega a estes setores. Todavia, a mão do Estado deve sim se fazer presente em determinados seguimentos  ou  por não haver interesse por parte da inciativa privada, em função da pouca atratividade econômica, ou por questões estratégicas onde, por segurança, não caberia deixar na tutela da iniciativa privada o comando desses ramos de atividade e ficarmos reféns de interesses meramente econômicos.

O fato é que, somente no dia em  que tivermos cidadãos mais conscientes,  especialmente de seus deveres, e não apenas de seus direitos, certamente teremos o compartilhar de responsabilidades com os nossos governantes e poderemos sim ter, gradualmente, menor necessidade da presença do Estado em todos os ramos já que cada cidadão será um agente a  serviço do bem estar da sociedade da qual faz parte. 

Somente a educação baseada em valores e virtudes,  e não somente em conhecimentos,  irá capacitar indivíduos e  cidadãos livres  e responsáveis  capazes de aliviar o peso e a interferência  do Estado.  

Walesca Borges
Analista Legislativo
Postar um comentário
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial