Consultas à restituição do IR começam nesta quarta-feira (8)

foto do Leão
As consultas à restituição do Imposto de Renda deste ano começa a partir das 9h desta quarta-feira (8). Neste momento, estão inclusas também as restituições residuais de 2008 a 2015.

A estimativa da Receita Federal é de que 1.612.930 contribuintes receberão os créditos bancários no dia 15 de junho. Nesse lote, receberão a restituição 1.499.168  idosos e 113.762 pessoas com alguma deficiência física ou mental ou doença grave. Serão R$ 2,65 bilhões serão restituídos na data.

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na internet, ou ligar para o Receitafone 146. Na consulta à página da Receita, serviço e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificados pelo processamento. Nesta hipótese, o contribuinte pode corrigir os problemas e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la por meio da internet, mediante o formulário eletrônico ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da Receita.

A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que facilita consulta às declarações do Imposto de Renda, liberação de restituições e situação cadastral no CPF.

Próximas consultas à restituição do IR

O calendário da Receita Federal prevê a liberação de mais quatro lotes de retiruição do Imposto de Renda deste ano. Nos meses seguintes até setembro, o dia da liberação também é 15. Em outubro, será no dia 17, em novembro, 16, e em dezembro, dia 15.
Postar um comentário
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial