Pular para o conteúdo principal

Notícias do planalto central

Disputa pelo poder: Celina x Rollemberg

Mais um capítulo no episódio do poder local. As mais relevantes autoridades dos dois principais poderes locais, legislativo e executivo quais sejam, Celina Leão e Rodrigo Rollemberg, travam outro capitulo movimentada da rotina, quase monótona da cidade.

A leoa como é conhecida no meio político tem "peitado" de forma perigosa, para o governador, as iniciativas do executivo na CLDF, explorando e potencializando os relatórios da CPI dos transportes e bloqueando aprovação de Organizações Sociais na gestão dos hospitais públicos. Fora isso a deputada, cristã, membro da Comunidade das Nações, tem sido cada dias mais requisitada para ações populares demandas por pauta política ou não tomando frente em iniciativas que a qualificam como principal opositora do Rodrigo Rollemberg

O Exmo sr. governador tem se mostrado mais interessado em estar onde o povo está, isso sinaliza para outra briga, e ciúme. O vice governador Renato Santana, vinha se destacando pela permanência nas ruas, pelo menos nas fotos e indicava uma maior afinidade com o povão e representava uma presença do Estado nos quesitos mais urgentes da sociedade brasiliense. Essa postura do governador gerou junto ao PSD, partido do vice, um movimento de ruptura. Isso nos remete a outro vice, o Temer.

Será que estou misturando as coisas? Veja que só falta uma carta de descontentamento. Pois o imobilismo administrativo, principalmente nas questões mais urgentes como a saúde tem contaminado (sobre economia e LRF, escrevo em outro texto)o governo local e até um pedido de Impeachement já é real devido à irregularidades no IPREV-DF.

O outro R.R

Diante de tantas denúncias e a fiscalização preciosa da CLDF, o TCDF é acionado permanentemente, a diferença é que o atual presidente, Renato Rainha não tem economizado exposição dos seus trabalhos, isso é positivamente explicado pela necessidade do "principio da publicidade" na administração pública, mas também eleva o nome de Rainha a candidato ao governo em  2018. O ambiente é propício ao aparecimento de nomes. Vamos ver quem permanece em destaque até lá.
Economista da opinião em seu blog
Hamilton Silva: economista e blogueiro

O que é OSCIP

Organização da Sociedade Civil de Interesse Público ou OSCIP é um título fornecido pelo Ministério da Justiça do Brasil, cuja finalidade é facilitar o aparecimento de parcerias e convênios com todos os níveis de governo e órgãos públicos (federal, estadual e municipal) e permite que doações realizadas por empresas possam ser descontadas no imposto de renda. OSCIPs são ONGs criadas por iniciativa privada, que obtêm um certificado emitido pelo poder público federal ao comprovar o cumprimento de certos requisitos, especialmente aqueles derivados de normas de transparência administrativas. Em contrapartida, podem celebrar com o poder público os chamados termos de parceria, que são uma alternativa interessante aos convênios para ter maior agilidade e razoabilidade em prestar contas.
O problema principal não é simplesmente a funcionalidade e objetivos de governança de uma OSCIP ou a intenção primária com que quer se realizar a parceria. O buraco é mais embaixo. É preciso entender os reais interesses intrísecos das empresas detentoras de OSCIP's, a disputa por espaço no GDF é briga de cachorro grande. Não é a toa que médicos, "excluídos" do processo, militam pela não realização da parceria. Não é somente  o espírito de corpo dos servidores que está em jogo ou a terceirização por ela mesma. Tem toda uma relação de poder e barganha política econômica exposta no tabuleiro de um jogo que envolve alguns milhões de reais que Secretaria de Saúde. Os próximos passos dessa tentativa de terceirizar os serviços de saúde  vai ser dado na Câmara Legislativa, com abertura da CPI que quase tudo poderá revelar. dependerá da disposição do legislativo e mais ainda da deputada Celina.

O futuro a Deus pertence

A incerteza que assola o país não isenta a capital federal, pelo contrário aqui tudo se repete, com exceção da atuação mais efetiva da Operação Lava Jato, que veio tímida ao DF, prendendo somente um senador, Gim Argelo, o qual poderá levar muitos políticos brasiliense a perderem suas noites de sono se é que isso é possível para quem não tem princípios morais e metem a mão no dinheiro público. . 
A certeza que todos temos é que as "coisas" não serão fáceis para ninguém, se não vai ser para os poderosos imagina para os simples mortais.
Vários serão os rounds de combate entre Celina e Rollemberg, e o primeiro que promete ser "sanguinolento" é a disputa voto a voto pela reeleição da presidência na CLDF. Assistir de camarote parece cômodo, e divertido, mas não é, penso  que como cidadão esses poderes deveriam viver mais harmoniosamente, entretanto, torna-se preciso essa fiscalização. O futuro dos trabalhadores, servidores e do povo em geral de Brasília não pode ser pautado por irregularidades ou má gestão.
Acredite amigo, o futuro a Deus pertence, mas o lugar onde você vai estar, depende dos fatos que hoje acontecem.




Postagens mais visitadas deste blog

NOTAS FISCAIS DA NET PUB TEM CARIMBOS DIFERENTES EM OUTROS GABINETES

Filipe Nogueira Coimbra, ex-servidor do gabinete da deputada Sandra Faraj e proprietário da NetPub, nega que tenha atestado o recebimento na última nota fiscal, que emitiu durante contrato de prestação de serviços com a parlamentar. Segundo ele, o carimbo não confere com o modelo utilizado pela empresa, nem mesmo a assinatura. Mas documentos similares, aos quais o blog teve acesso, mostram que a prática é comum entre seus clientes. Um deles foi emitido em janeiro deste ano, a um deputado federal de São Paulo, observem que a assinatura é bem diferente daquelas que Filipe aponta como original e,  carimbo utilizado apenas o ateste de PAGO. Filipe precisa esclarecer também porque trabalhou por quase dois anos no gabinete da parlamentar e só agora, após a exoneração, tirou da gaveta a suposta cobrança dos valores. A ligação de Filipe e o ex-chefe de gabinete, Manoel Carneiro, também deve ser desvendada, ainda mais agora depois que o Correio Braziliense revelou vídeo que flagrou

ECONOMIA E A LEI DA ESCASSEZ

Introdução Em Economia tudo se resume a uma restrição quase que física - a lei da escassez, isto é, produzir o máximo de bens e serviços a partir dos recursos escassos disponíveis a cada sociedade. Se uma quantidade infinita de cada bem pudesse ser produzida, se os desejos humanos pudessem ser completamente satisfeitos, não importaria que uma quantidade excessiva de certo bem fosse de fato produzida. Nem importaria que os recursos disponíveis: trabalho, terra e capital (este deve ser entendido como máquinas, edifícios, matérias-primas etc.) fossem combinados irracionalmente para produção de bens. Não havendo o problema da escassez, não faz sentido se falar em desperdício ou em uso irracional dos recursos e na realidade só existiriam os "bens livres". Bastaria fazer um pedido e, pronto, um carro apareceria de graça. Na realidade, ocorre que a escassez dos recursos disponíveis acaba por gerar a escassez dos bens - chamados "bens econômicos". Por exemplo: as 

Monopólio Artificial e Monopólio Natural, você sabe qual a diferença?

Hamilton Silva é jornalista e economista O monopólio natural  Um monopólio pode ser natural ou artificial.  No primeiro caso, o monopólio é consequência de que é o monopolista que melhor oferta o valor – um bem ou serviço – naquele contexto. O monopólio natural não conta com nenhuma barreira protetora ou privilégio; é simplesmente a melhor das possibilidades disponíveis no momento. Isto é, dadas às circunstâncias, qualquer um pode tentar competir diretamente com o monopolista, mas enquanto não ocorre isso é ele quem melhor satisfaz as necessidades dos consumidores, dadas as alternativas.  Se certo cirurgião é o único cirurgião no mundo que realiza o transplante de um determinado órgão vital, ele detém o monopólio desta habilidade. Do mesmo modo, outros valores cuja oferta é naturalmente restrita são monopólios naturais.  Se um monopólio natural traz ao monopolista benefícios especialmente grandes, estes benefícios chamarão a atenção da sociedade, que canaliza