Pular para o conteúdo principal

Feliz 2015

Chegamos ao final de mais um ano que, sem dúvida, passou voando para muita gente. E para você? Qual foi a velocidade de 2014? O mais interessante nessa corrida toda é que chega o final do ano e as pessoas iniciam a corrida para planejar 2015 fazendo milhares de planos e promessas.

Dessa vez eu não quero falar de como planejar 2015. Quero falar sobre o que o que nós aprendemos em 2014. De que adianta seguir em frente se não usar aquilo que aprendeu para não errar mais? Não precisamos de uma lista de metas para 2015, precisamos é de uma lista de aprendizados de 2014.
  • O que você aprendeu este ano que não deseja mais repetir?
  • O que você acredita que precisa fazer mais vezes?
  • Você leu algo que te inspirou a promover mudanças em sua vida?
  • Quais momentos foram tão bacanas que merecem repetição?
Não é só um número

Ninguém vai viver para sempre. Esse não é o objetivo da vida. O objetivo é aprender, absorver profundamente as experiências, aproveitar de verdade cada minuto e claro deixarmos um legado. E você não faz isso se estiver no trem bala vendo a paisagem. É preciso sair, botar os pés no chão e começar a aprender de verdade.

Aprender é, também,um apoiar o outro. Aprender significa ser generoso e andar em relacionamentos saudáveis. Saiba aprender quando ensina. 

As pessoas não estão com problemas de metas. Elas estão com problemas de aprendizado. Lições não aprendidas tornam as metas inalcançáveis.

Por isso, desejo a você um excelente aprendizado para o Natal e Ano Novo. Reflita de verdade, veja o que passou e quais são as principais lições que precisam ser absorvidas. Veja como elas vão te ajudar a fazer um 2015 totalmente diferente. Porque a primeira lição que você deveria aprender é que quem fica na mesma não está aprendendo nada, nada mesmo. 

Este ano eu aprendi muito vivendo dilemas pessoais de saúde e relacionamento não produtivos, mas que puderam me ensinar muito. Teve aqueles relacionamentos extremamente produtivos (com pastor André Santos) por exemplo, que trouxeram uma luz após o túnel.

Aprendi que é ajudando o próximo que evoluímos cada vez mais, que não adianta reclamar do Brasil, querer que ele seja “mais evoluído” ou parecido com os EUA The Number One. Isso não vai acontecer, pelo menos não a médio prazo.

Precisamos aprender que só mudando a nós mesmos, nossa mente -Metanóia- é que mudamos qualquer coisa. Só vamos melhorar o Brasil quando melhorarmos a nós mesmos internamente. Só mudaremos nossas vidas quando aprendermos o que está certo e vivermos isso dando manutenção diária e a prática do errado remover de nossas vidas definitivamente.

Eu queria compartilhar um pouco do aprendizado que tive nesses anos em meu papel de empreendedor, pai servidor público e blogueiro. Eu não sei tudo e estou longe de saber. Porém, empreendendo há tanto tempo penso que posso ajudar com esses textos que me dão muito prazer e por isso espero contar com todos vocês em 2015

Sem dúvida, 2015 promete ser um dos anos mais difíceis que já tivemos na economia. Com uma possível retração do mercado, PIB zero, demissões, problemas com segurança, etc. Não será fácil, mas pode ser menos difícil se estivermos prontos para praticar os aprendizados. Se estivermos com um mindset blindado e um plano B eficaz quando for necessário. Sempre vai ter gente vendendo lenços enquanto os outros choram. Já passamos por momentos duros e é hora de promover mudanças baseadas em grandes aprendizados.

Um excelente 2015, cheio das bençãos de Deus e lembre-se mude sua mente!

Hamilton Silva
,

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTAS FISCAIS DA NET PUB TEM CARIMBOS DIFERENTES EM OUTROS GABINETES

Filipe Nogueira Coimbra, ex-servidor do gabinete da deputada Sandra Faraj e proprietário da NetPub, nega que tenha atestado o recebimento na última nota fiscal, que emitiu durante contrato de prestação de serviços com a parlamentar. Segundo ele, o carimbo não confere com o modelo utilizado pela empresa, nem mesmo a assinatura. Mas documentos similares, aos quais o blog teve acesso, mostram que a prática é comum entre seus clientes. Um deles foi emitido em janeiro deste ano, a um deputado federal de São Paulo, observem que a assinatura é bem diferente daquelas que Filipe aponta como original e,  carimbo utilizado apenas o ateste de PAGO. Filipe precisa esclarecer também porque trabalhou por quase dois anos no gabinete da parlamentar e só agora, após a exoneração, tirou da gaveta a suposta cobrança dos valores. A ligação de Filipe e o ex-chefe de gabinete, Manoel Carneiro, também deve ser desvendada, ainda mais agora depois que o Correio Braziliense revelou vídeo que flagrou

ECONOMIA E A LEI DA ESCASSEZ

Introdução Em Economia tudo se resume a uma restrição quase que física - a lei da escassez, isto é, produzir o máximo de bens e serviços a partir dos recursos escassos disponíveis a cada sociedade. Se uma quantidade infinita de cada bem pudesse ser produzida, se os desejos humanos pudessem ser completamente satisfeitos, não importaria que uma quantidade excessiva de certo bem fosse de fato produzida. Nem importaria que os recursos disponíveis: trabalho, terra e capital (este deve ser entendido como máquinas, edifícios, matérias-primas etc.) fossem combinados irracionalmente para produção de bens. Não havendo o problema da escassez, não faz sentido se falar em desperdício ou em uso irracional dos recursos e na realidade só existiriam os "bens livres". Bastaria fazer um pedido e, pronto, um carro apareceria de graça. Na realidade, ocorre que a escassez dos recursos disponíveis acaba por gerar a escassez dos bens - chamados "bens econômicos". Por exemplo: as 

Monopólio Artificial e Monopólio Natural, você sabe qual a diferença?

Hamilton Silva é jornalista e economista O monopólio natural  Um monopólio pode ser natural ou artificial.  No primeiro caso, o monopólio é consequência de que é o monopolista que melhor oferta o valor – um bem ou serviço – naquele contexto. O monopólio natural não conta com nenhuma barreira protetora ou privilégio; é simplesmente a melhor das possibilidades disponíveis no momento. Isto é, dadas às circunstâncias, qualquer um pode tentar competir diretamente com o monopolista, mas enquanto não ocorre isso é ele quem melhor satisfaz as necessidades dos consumidores, dadas as alternativas.  Se certo cirurgião é o único cirurgião no mundo que realiza o transplante de um determinado órgão vital, ele detém o monopólio desta habilidade. Do mesmo modo, outros valores cuja oferta é naturalmente restrita são monopólios naturais.  Se um monopólio natural traz ao monopolista benefícios especialmente grandes, estes benefícios chamarão a atenção da sociedade, que canaliza