Controle suas contas - Primeira fase

1ª fase: Saindo do vermelho


A primeira fase do controle financeiro é caracterizada pela transição de uma vida bagunçada para uma vida organizada. É o primeiro passo no mundo das finanças, então os principais objetivos costumam consistir em lidar com dívidas pendentes: negociar faturas, analisar taxas de juros e multas e atividades afins.


Pode parecer simples comparado ao que você vê os mais “avançados” fazendo (estudando ações, bolsa de valores, Tesouro Direto e etc.), mas é igualmente importante: na fase um, você monta a base. Sobre essa base será construído seu futuro financeiro (e ele será bem longo, acredite!).


Aqui, não adianta fazer coisas que parecem boa ideia, como fazer controle financeiro total (saber para onde foi cada centavo) ou acompanhar a política econômica do governo. Nada disso vai ajudar a resolver o problema na sua frente: sair do vermelho.


Nesta fase, é importante focar no aprendizado de técnicas de negociação, ficar de olho em oportunidades de empréstimo (sim, eles podem ser uma boa, caso a taxa de juro seja mais baixa que a taxa de sua dívida) e buscar desenvolver alguma organização sobre a gerência de seu dinheiro.
Postar um comentário
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial