O remédio mais eficaz para conter a inflação

Caro leitor, estávamos, todos acostumados nos últimos anos a escrever sobre a Taxa Selic, mas escrevia de forma mais positiva e mais otimista.
Infelizmente tudo indica que nas próximas reuniões da Autoridade Monetária essa tendência será concretizada.
Ora no mês de janeiro o INPC, Índice Nacional de Preços subiu em 0,86%, essa variação não tinha sido tão alta desde 2005 (abril), superando inclusive o último dezembro/2012 - 0,76%.
Para esse comportamento agressivo da inflação a necessidade de se corrigir com uma política monetária também agressiva, faz-se necessário a elevação da citada taxa em no mínimo um ponto e meio. Infelizmente. A possibilidade de se perder o controle da inflação não está descartada, apesar dos instrumentos disponíveis serem bastante eficazes nesse controle.
O Banco Central terá que fazer. Esse parece ser o remédio mais eficaz, para coibir a elevação dos preços, que com um razoável aumento do poder aquisitivo do brasileiro, pode pagar pelos produtos inflados por "pequenos" especuladores e pelo gananciosos de plantão. Excetuando-se é claro o aumento da gasolina e outros produtos que nunca baixaram ou diminuíram margens. Acredite amigo, vivemos um momento de grandes expectativas e um momento de virada nas contas nacionais. Otimismo sempre, se passarmos por mais essa, ah seremos 'Grandes!'

Postar um comentário
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial