Pular para o conteúdo principal

Filas no BRB

Hoje fui pagar uma conta na agência de Taguatinga sul do BRB, ao chegar 14:25 hs, logo antes da porta giratória havia um balcão com uma moça oferecendo seu serviços de "posso ajudar?". Disse que precisava pagar uma conta e que só poderia ser no caixa. A moça prontamente me serviu uma senha onde estava escrito: AGUARDE NA FILA. Ok! Não entendi direito, mas obedeci aquilo que estava escrito na senha, afinal a senha sempre deixa subentendido um mínimo de organização. Ledo engano.

Depois de constatar que havia oito pessoas na minha frente pude fazer uma conta rápida, que se cada um levasse em média 03 minutos para ser atendido sairia daquela fila, na pior da hipóteses meia hora depois. Outro ledo engano. Só os dois primeiros clientes levaram 25 minutos para serem atendidos. Começei a ficar desesperado, pois tinha que ir ao trabalhar às 16:30hs e ainda restavam seis clientes.

A explicação para tanto desespero e nervosismo não estava, somente, no atendimento em si. É que tinham 28 pessoas atrás de mim que começavam a compartilhar o mesmo desespero que eu começava a demonstrar.

Havia 04 caixas visíveis, trabalhando freneticamente e com cara de muita preocupação com o burburinho que começava a crescer com o passar dos minutos. Entretanto, apenas dois atendiam a fila principal na qual eu estava. Um, atendia a fila "preferencial" que rapidamente despachava os seus clientes. E o outro caixa estava contando um imensa pilha de dinheiro.
Para resumir. Só fui atendido uma hora e quinze minutos depois de chegar ali. 


Eu estava com quinze dias de operado, e não tanto tempo disponível para pagar um boleto, somente um. Haja vista que os outros clientes pareciam estar com as contas de toda a família para pagar, pois havia gente com pilhas e calhamaços de papéis em pastas, bolsas e até malotes.Não deu para entender.

Bom vamos aos números da empresa e as várias ações que as instituições tem enfrentado na justiça por neglicenciar os direitos do cidadão.


As Instituições Bancárias de forma geral investem bilhões de reais em tecnologia e investimentos, mas não conseguem dirimir um problema gerado na contramão do desenvolvimento e da burocracia atrasada que prejudica o cidadão comum. Os valores que incrementam P&D (pesquisa e desenvolvimento) não tem obtido os efeitos desejados. Todavia os números que bancos, orgulhosamente, divulgam são cada vez mais animadores para investidores e acionistas, mas aviltante para cliente que necessita pegar fila. 





   Súmula n. 297 do STJ, de 09/09/2004:


            "O Código de Defesa do Consumidor é aplicável às instituições financeiras". (grifos nossos)
            38.- Neste sentido, verifica-se que a prestação de serviços bancários com a designação de pessoal insuficiente para permitir o atendimento ao consumidor de forma rápida e eficiente provoca riscos à saúde contra os quais as requeridas, na qualidade de fornecedoras daqueles serviços, têm o dever de protegê-lo



E outra, a Lei Distrital 2.547/2000 regulamenta e pune as agências bancárias que desrespeitam o cidadão. A Lei Distrital nº 2547/2000 (a Lei da Fila), apesar dos questionamentos quanto à sua constitucionalidade, tem o mérito no sentido de estabelecer tempo máximo de espera do cidadão em filas. "Manter alguém na fila por quase três horas é impor ao consumidor tratamento indigno, não só por questões de saúde física, mas emocional também como irritação, nervosismo, estresse que só quem fica três horas numa fila experimenta", assegura o juiz da sétima vara do Juizado Especial Cívil de Brasília quando condenou um empresa de telefonia a pagar R$2,5 mil de indenização por danos morais a cliente que ficou por três horas sem atendimento. Isso em agosto de 2009.

Resta saber para onde que são destinados os investimentos em qualidade no atendimento dos clientes. Passei o resto da tarde tentando fazer uma reclamação na ouvidoria (0800 6421105). Não consegui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTAS FISCAIS DA NET PUB TEM CARIMBOS DIFERENTES EM OUTROS GABINETES

Filipe Nogueira Coimbra, ex-servidor do gabinete da deputada Sandra Faraj e proprietário da NetPub, nega que tenha atestado o recebimento na última nota fiscal, que emitiu durante contrato de prestação de serviços com a parlamentar. Segundo ele, o carimbo não confere com o modelo utilizado pela empresa, nem mesmo a assinatura. Mas documentos similares, aos quais o blog teve acesso, mostram que a prática é comum entre seus clientes. Um deles foi emitido em janeiro deste ano, a um deputado federal de São Paulo, observem que a assinatura é bem diferente daquelas que Filipe aponta como original e,  carimbo utilizado apenas o ateste de PAGO. Filipe precisa esclarecer também porque trabalhou por quase dois anos no gabinete da parlamentar e só agora, após a exoneração, tirou da gaveta a suposta cobrança dos valores. A ligação de Filipe e o ex-chefe de gabinete, Manoel Carneiro, também deve ser desvendada, ainda mais agora depois que o Correio Braziliense revelou vídeo que flagrou

ECONOMIA E A LEI DA ESCASSEZ

Introdução Em Economia tudo se resume a uma restrição quase que física - a lei da escassez, isto é, produzir o máximo de bens e serviços a partir dos recursos escassos disponíveis a cada sociedade. Se uma quantidade infinita de cada bem pudesse ser produzida, se os desejos humanos pudessem ser completamente satisfeitos, não importaria que uma quantidade excessiva de certo bem fosse de fato produzida. Nem importaria que os recursos disponíveis: trabalho, terra e capital (este deve ser entendido como máquinas, edifícios, matérias-primas etc.) fossem combinados irracionalmente para produção de bens. Não havendo o problema da escassez, não faz sentido se falar em desperdício ou em uso irracional dos recursos e na realidade só existiriam os "bens livres". Bastaria fazer um pedido e, pronto, um carro apareceria de graça. Na realidade, ocorre que a escassez dos recursos disponíveis acaba por gerar a escassez dos bens - chamados "bens econômicos". Por exemplo: as 

Monopólio Artificial e Monopólio Natural, você sabe qual a diferença?

Hamilton Silva é jornalista e economista O monopólio natural  Um monopólio pode ser natural ou artificial.  No primeiro caso, o monopólio é consequência de que é o monopolista que melhor oferta o valor – um bem ou serviço – naquele contexto. O monopólio natural não conta com nenhuma barreira protetora ou privilégio; é simplesmente a melhor das possibilidades disponíveis no momento. Isto é, dadas às circunstâncias, qualquer um pode tentar competir diretamente com o monopolista, mas enquanto não ocorre isso é ele quem melhor satisfaz as necessidades dos consumidores, dadas as alternativas.  Se certo cirurgião é o único cirurgião no mundo que realiza o transplante de um determinado órgão vital, ele detém o monopólio desta habilidade. Do mesmo modo, outros valores cuja oferta é naturalmente restrita são monopólios naturais.  Se um monopólio natural traz ao monopolista benefícios especialmente grandes, estes benefícios chamarão a atenção da sociedade, que canaliza