Pular para o conteúdo principal

11 de setembro





A economia se superou 


As incertezas tomavam conta do mundo a exatos 10 anos. Veja aqui pela fonte infomoney qual a conjuntura e as decisões "de guerra" que foram tomas naqueles dias inesquecíveis e que ficaram marcados como novo início do milênio. Eu mesmo me encontrava em casa assitindo TV e passei a ligar pra meus familiares estarrecido com o que eu via na telinha. 
Boatos surgiam a todo instante, estoques de suprimentos começaram a ser feitos nas casas e calafrios eram sentidos a cada aeronave que sobrevoava Nova York.
Para preservar as bolsas, os trabalhos em Wall Street ficaram suspenso durante uma semana, com bolsa de Nova York voltando a ser aberta apenas na segunda-feira subsequente, no dia 17 de setembro.
Fed fez a diferença
Em resposta ao risco de liquidez provocado pelo pânico, o Federal Reserve injetou cerca de US$ 85 bilhões por meio de diversos instrumentos financeiros nos dias posteriores ao atentado, além de crédito para países e empresas europeias e canadense. Para completar, o Fed ainda reduziu a taxa básica de juros em um ritmo superior ao que vinha sendo registrado na época como forma de evitar qualquer quebra por problemas de falta de liquidez no mercado.
Quando as bolsas norte-americanas reabriram, o pânico já estava marginalmente contido, o que limitou as perdas a níveis menos agressivos e permitiram uma recuperação mais rápida. Para ilustrar, o S&P-500 recuou 11,6% nos primeiros cinco pregões pós-atentado, porém, no dia 11 de outubro o índice já havia recuperado a pontuação registrada no fechamento de 10 de setembro.
Resposta imediata
Não há uma razão clara nem estudos que consigam precisar quais os motivos da melhora rápida do ânimo de todos os agentes econômicos, embora muitos acreditem que a resposta rápida e enérgica de Alan Greenspan, então presidente do Fed, foi indispensável.
Conforme já mencionado, o Fed evitou qualquer risco de liquidez não só nos EUA como também na Europa, afastando na esteira o risco de contágio de um eventual problema no velho mundo. Como? A instituição relaxou regras para o mercado de ações, reduziu as exigências para o setor bancário, que puderam reduzir seus níveis de reserva e conceder empréstimos e rolar dívidas de clientes em dificuldades.
Flexibilização de regras
Para evitar maiores efeitos sobre o mercado de ações, empresas foram autorizadas a quebrar o limite legal para recompra de ações, e assim segurar a cotação dos papéis em queda.
Além do Fed, o tesouro norte-americano teve um papel fundamental na defesa do setor financeiro, porém com influência maior na sustentação da recuperação frente ao ataque. Nos 12 meses seguintes aos atentados, o tesouro desembolsou cerca de US$ 110 bilhões em ajuda direta, isenção de impostos e elevação do seguro desemprego, sem contar o aumento dos gastos militares para financiar a campanha no Afeganistão.
Mas afinal, o que evitou uma crise financeira?
Basicamente, um atentado terrorista dessas proporções à maior economia do planeta pode provocar uma reação recessiva em cadeia da seguinte forma: queda na confiança de empresários e consumidores, redução dos investimentos e gastos, problemas de rolagem e refinanciamentos de dívidas e aumento da percepção de risco, renovando o ciclo com mais queda na confiança e por aí em diante.
Porém, o ponto nevrálgico que evitou a deflagração de uma deterioração econômica mais profunda foi o comportamento do consumidor norte-americano, que seguiu confiante, ou seja, gastando, consumindo.
A mídia norte-americana e o governo rapidamente alinharam seus discursos para instigar o orgulho do povo norte-americano, retoma Ana Laura.
Basicamente, a seguinte mensagem era reproduzida reiteradamente: "Esse é um ataque contra o povo norte-americano e seu estilo de vida. Nosso jeito de revidar é ir às ruas e não recuar, que é exatamente o que os terroristas querem provocar", completa a antropóloga, acreditando que forma com que o orgulho nacional mexe com os EUA provocou uma reação positiva da população.
Consumo e confiança
Apesar da poupança de muitas famílias norte-americanas ter sido diretamente afetada pela desvalorização quase que imediata das ações, a queda na taxa de juros reduziu os gastos com hipotecas de seus imóveis e o custo de capital para consumo, compensando a perda.
Além disso, se viu uma injeção de orgulho e propaganda do american way of life nos meses seguintes ao atentado, como forma de promover o sentido de unidade nacional e estimular o consumo e o desenvolvimento do país.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTAS FISCAIS DA NET PUB TEM CARIMBOS DIFERENTES EM OUTROS GABINETES

Filipe Nogueira Coimbra, ex-servidor do gabinete da deputada Sandra Faraj e proprietário da NetPub, nega que tenha atestado o recebimento na última nota fiscal, que emitiu durante contrato de prestação de serviços com a parlamentar. Segundo ele, o carimbo não confere com o modelo utilizado pela empresa, nem mesmo a assinatura. Mas documentos similares, aos quais o blog teve acesso, mostram que a prática é comum entre seus clientes. Um deles foi emitido em janeiro deste ano, a um deputado federal de São Paulo, observem que a assinatura é bem diferente daquelas que Filipe aponta como original e,  carimbo utilizado apenas o ateste de PAGO. Filipe precisa esclarecer também porque trabalhou por quase dois anos no gabinete da parlamentar e só agora, após a exoneração, tirou da gaveta a suposta cobrança dos valores. A ligação de Filipe e o ex-chefe de gabinete, Manoel Carneiro, também deve ser desvendada, ainda mais agora depois que o Correio Braziliense revelou vídeo que flagrou

ECONOMIA E A LEI DA ESCASSEZ

Introdução Em Economia tudo se resume a uma restrição quase que física - a lei da escassez, isto é, produzir o máximo de bens e serviços a partir dos recursos escassos disponíveis a cada sociedade. Se uma quantidade infinita de cada bem pudesse ser produzida, se os desejos humanos pudessem ser completamente satisfeitos, não importaria que uma quantidade excessiva de certo bem fosse de fato produzida. Nem importaria que os recursos disponíveis: trabalho, terra e capital (este deve ser entendido como máquinas, edifícios, matérias-primas etc.) fossem combinados irracionalmente para produção de bens. Não havendo o problema da escassez, não faz sentido se falar em desperdício ou em uso irracional dos recursos e na realidade só existiriam os "bens livres". Bastaria fazer um pedido e, pronto, um carro apareceria de graça. Na realidade, ocorre que a escassez dos recursos disponíveis acaba por gerar a escassez dos bens - chamados "bens econômicos". Por exemplo: as 

Monopólio Artificial e Monopólio Natural, você sabe qual a diferença?

Hamilton Silva é jornalista e economista O monopólio natural  Um monopólio pode ser natural ou artificial.  No primeiro caso, o monopólio é consequência de que é o monopolista que melhor oferta o valor – um bem ou serviço – naquele contexto. O monopólio natural não conta com nenhuma barreira protetora ou privilégio; é simplesmente a melhor das possibilidades disponíveis no momento. Isto é, dadas às circunstâncias, qualquer um pode tentar competir diretamente com o monopolista, mas enquanto não ocorre isso é ele quem melhor satisfaz as necessidades dos consumidores, dadas as alternativas.  Se certo cirurgião é o único cirurgião no mundo que realiza o transplante de um determinado órgão vital, ele detém o monopólio desta habilidade. Do mesmo modo, outros valores cuja oferta é naturalmente restrita são monopólios naturais.  Se um monopólio natural traz ao monopolista benefícios especialmente grandes, estes benefícios chamarão a atenção da sociedade, que canaliza