Pular para o conteúdo principal

Presidente da Câmara Legislativa recebe Blogueiros de Política do DF eEntorno



Presidente da Câmara Legislativa recebe Blogueiros de Política do DF e Entorno


Anúncio de novidades que atendem reivindicações antigas anima m blogueiros 
Por Kleber Karpov
Na tarde de quarta-feira (1º/Jun), a presidente da Câmara Legislativa do DF (CLDF), deputada Celina Leão (PPS), recebeu cerca de 30 blogueiros da Associação Brasiliense de Blogueiros de Política (ABBP). Durante o encontro, a parlamentar falou da importância dos blogs e de ações voltadas ao acolhimento desses profissionais naquela Casa.  Também participaram do encontro a deputada distrital, Telma Rufino (sem partido) e o administrador de Sobradinho II, Estevão Reis.
Na abertura, Celina Leão lembrou a perseguição sofrida durante a gestão do ex-governador, Agnelo Queiroz (PT), quando os blogs tornaram-se um meio de divulgação das ações no mandato para a sociedade. “Vocês têm conseguido alcançar as casas, o Facebook das pessoas, para divulgar o trabalho que a Câmara Legislativa faz”, afirmou.





Presidente da ABBP fala sobre abrangência dos Blogs – Foto: Ascom Celina Leão
Presidente da ABBP fala sobre abrangência dos Blogs – Foto: Ascom Celina Leão

O presidente da ABBP, Fred Lima, lembrou o trabalho realizado pelos blogueiros da Associação e a abrangência da cobertura, que vai da política geral a outras editorias, como segurança pública, saúde, economia, habitação, e até o entorno do DF.
Sala de imprensa
A deputada anunciou que a CLDF pretende fazer uma reforma na área atualmente destinada à imprensa, no plenário. Segundo Celina, será disponibilizada uma sala para acolher os blogueiros, o Comitê de Imprensa “Professor Chico”, em homenagem ao idealizador da ABBP, o jornalista e cientista político, Francisco de Paula, que faleceu vítima de câncer em março deste ano. De acordo com a parlamentar, também haverá uma sala destinada à mídia televisiva e radiofônica do DF.
“A grande mídia terá seu espaço na Câmara, mas isso não permite também que a gente feche os olhos para a mídia digital, e a gente não fechou os olhos de jeito nenhum, mesmo recebendo até pressão para que fechasse, para que não tivesse um apoio nesse sentido.”
O Diretor Secretário da ABBP, Toni Duarte, lembrou a importância do reconhecimento por parte da CLDF em disponibilizar um Comitê, e agradeceu os informes, que devem dar dinamismo ao processo de produção de notícias relativas à Câmara.
“Está na hora dessa Câmara Legislativa, que é a única do país que não tem um comitê de imprensa, nos permitir ter esse espaço, o nosso comitê de Imprensa digital, que agora vamos ter. Isso é importante. Esse é o canal entre o parlamento e a sociedade, que se precisa ter.”


Reunião com a presidente da CLDF, Celina Leão - Foto: Ascom Celina Leão
Reunião com a presidente da CLDF, Celina Leão – Foto: Ascom Celina Leão

Sinal de internet
Duarte lembrou ainda que, em outros estados, os jornalistas nas assembleias legislativas contam com internet de graça, enquanto na CLDF o sinal disponibilizado é mais lento que o sinal 3G. “Eu me sinto, como profissional, feliz de ter essa contrapartida. Já me dá ânimo como jornalista”.
TV da Câmara Legislativa
Celina também falou sobre a instalação da TV da Câmara Legislativa, que deve ocorrer ainda durante sua gestão na CLDF, em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), a qual beneficiará os estudantes da Universidade, além de reduzir os custos para sua implantação.
“Não é uma prestação de serviço, é uma extensão de educação, então nós vamos ter alunos, professores. Por isso, talvez, nós vamos baratear muito o custo que estava previsto na TV Distrital”.
Celina lembrou ainda que com a migração do sinal analógico para digital, a TV Distrital será transmitida também em TV aberta no canal 61.1. Porém, segundo ela, a Rádio da Câmara deve ser implantada somente em 2017. Isso porque em agosto deve haver a migração de faixas de Amplitude Modulada (AM) para Frequência Modulada (FM), das rádios em todo o país.
O Diretor de Relações Institucionais da ABBP, Kleber Karpov, reiterou o pedido de reuniões anteriores, relativas à implantação da TV da CLDF, para que se conceda espaço para a ABBP produzir um programa de entrevistas ou debate com os parlamentares da Casa e personalidades da política do DF.


Reunião com a presidente da CLDF, Celina Leão – Foto: Ascom Celina Leão
Reunião com a presidente da CLDF, Celina Leão – Foto: Ascom Celina Leão

Representatividade
Celina Leão afirmou ser importante esse tipo de participação e lembrou a importância da representatividade institucional da ABBP, que possibilita estabelecer esse tipo de parceria, e lembrou convênios a serem firmados com o Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) e o Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT).
“É importante vocês estarem organizados em associação como vocês estão, porque vocês sabem quem faz um trabalho sério no mercado e quem não faz, e nós respeitamos as instituições aqui”.
Estacionamento
Questionada pela recém-associada à ABBP, a blogueira Malu Silva, em relação ao acesso às vagas na garagem, Celina Leão informou que deve disponibilizar aos blogueiros 30% das vagas com destinação à imprensa. Celina informou ainda, que após a criação do Comitê Digital Professor Chico, a CLDF deve disponibilizar um servidor efetivo para dar suporte aos profissionais de imprensa, para resolver questões pontuais, como, por exemplo, a dos estacionamentos.
Credenciamento
Toni Duarte e a Diretora Administrativa da ABBP, Ana Paula Neves, se queixaram da dificuldade de trânsito dentro das dependências da CLDF, e para se dirigir a um gabinete de um deputado, por falta de credencial.
Celina Leão informou que o servidor da CLDF designado para cuidar do Comitê Digital Professor Chico, providenciará o credenciamento dos blogueiros, e que quem estiver credenciado poderá ter acesso livre acesso à Casa. “O lugar mais restrito dessa Casa é o plenário. Se você pode ir no plenário, você pode ir em qualquer lugar aqui nessa casa”.
A Deputada também solicitou ao responsável pelo Copol, setor que coordena a segurança na Câmara, que libere o acesso aos blogueiros credenciados.
Telma Rufino
A deputada Telma Rufino lembrou os dias difíceis por que passou em 2015, agradeceu aos blogs pela ampla cobertura, e se colocou à disposição da ABBP.
Fonte: Portal ABBP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias do Planalto Central

Simbologia  A imagem (foto) marcante e mais simbólica da semana foi sem dúvida nenhuma a do governador Ibaneis Rocha na Ceilândia cercado de políticos "peso pesados" da Capital. Ladeado de Flávia Arruda (PL) o encontro sinaliza para uma aliança sólida neste ano de 2022.  'Puliça' O encontro de Ibaneis foi no reduto mais cobiçado da Capital, a Ceilândia (maior colégio eleitoral do DF), onde a foto fala mais do que qualquer palavra. O anfitrião,   o delegado Fernando Fernandes estava com sorriso de orelha a orelha com apoio e prestígio. O delegado deverá se filiar ao partido Republicanos com a benção de Ibaneis.  Volta à Cena O empresário e ex-senador  Luiz Estevão que agora goza de liberdade volta aos pouquinhos à cena política e parece já influenciar definitivamente alguns poucos  políticos da Capital, principalmente os distritais. Luiz tem política nas veias e participou discretamente de algumas "confras" ao lado da esposa Cleucy.   Decisão Fraga erra na tá

Coluna: Notícias do Planalto Central

Ex-governador Rollemberg Marketing reverso Na última semana de 2021, antes de assumir sua candidatura a deputado federal o ex-governador Rodrigo Rollemberg publicou um vídeo em que dizia do quanto dá trabalho cuidar das suas bezerrinhas. Fico imaginando o quanto é trabalhoso cuidar do seu curral eleitoral . Em tempo: no vídeo o político aparece todo sujo de esterco. Carnaval Atendendo a oração de muitos e mais ainda ao avanço de uma outra onda do vírus chinês o governador Ibaneis Rocha(MDB) cancelou o Carnaval de rua no DF. Ontem o vice Paco Britto anunciou não descartar um novo lockdown. "Saúde acima de tudo!"   Evangélicos Viver um paradoxo real é também ato de fé, na proporção em que a falta de Carnaval faz mal ao comércio e ao turismo da cidade, a pandemia do vírus chinês também faz mal à população deixando um rastro de pobreza (desemprego) e morte . O discurso dos evangélicos com referência ao fechamento das igrejas precisa encontrar um ponto de convergência ou

Coluna: Noticias do Planalto Central

Recesso Depois de duas semanas de folga a coluna Notícias do Planalto Central volta no mesmo ritmo da Câmara Legislativa: com muita leitura e atento aos movimentos dos deputados. Assim como muitos deles sedento por informações, já que estão com a boca fechada e não abrem por nada. Nesta fase de negociações os segredos devem ser preservados.  Busca por um partido Nesta toada de observações muitos distritais estão desesperados por um "lugar ao sol". Explico: Muitos dos que hoje são deputados não o serão no próximo verão. Mas não é só por causa das novas regras, a tal clausula de barreira e sim porque muitos dos excelentíssimos deixaram a desejar e são muitos ruins mesmo.  Mulheres Este colunista discorreu a relevância das mulheres nas próximas eleições e destaquei aquelas que irão concorrer à uma vaga de deputada federal. Leia lá .  O jogo muda completamente quando falamos das mulheres na Câmara Legislativa do DF. As distritais que hoje ocupam duas cadeiras poderão ficar ainda